Tudo o que você precisa saber para se tornar um fotógrafo profissional

Trabalhar com fotografia é mais do que paixão, talento ou vontade: você deve encarar essa escolha como um negócio de verdade. Quem deseja se tornar um fotógrafo profissional deve investir tempo em estudo, planejamento e estratégias de administração e negócio.

Para quem já começou a trabalhar com fotografia, mas percebeu que não iniciou o negócio da maneira certa, ainda é tempo de ajustar o rumo. No entanto, é preciso coragem para parar onde está e dar um “reset” na vida profissional.

Embora pareça difícil, você vai perceber que planejar e estruturar seu negócio vale a pena. Quer saber como? Confira minhas dicas para se tornar um fotógrafo profissional!

O que você deve fazer para se tornar um fotógrafo profissional?

Veja minhas dicas para você realizar o sonho de se tornar um fotógrafo profissional:

Dedicar-se ao planejamento é essencial

De todas as dicas que vou te dar nesse post, provavelmente essa é a mais importante. Aqui no blog, eu já abordei em alguns posts sobre a importância de um plano estratégico para o seu negócio de fotografia. Também conhecido como roadmap, ele é um guia que mostra claramente onde você está, quais são seus objetivos como profissional e o que você vai fazer para alcançá-los.

Coloque no roadmap o estilo fotográfico que deseja seguir, os cursos a fazer, o capital destinado para compra para material, as formas de pagamento do seu negócio, os produtos e serviços que pretende oferecer, as suas estratégias de marketing, incluindo identidade visual, missão, visão e valores do seu negócio.

Investir em formação contínua é importante

Conhecimento técnico é fundamental em qualquer profissão. Mesmo que você já tenha aprendido técnicas de fotografia, posicionamento de modelo, luz e sombra, iluminação artificial, tipos de lente, ISO etc., alguns cursos podem te dar outras ferramentas necessárias para tirar fotos de qualidade. estudando você pode descobrir novas técnicas, abrir novas portas de trabalho, ampliar seu network, ou seja, sair da zona de conforto.

Uma nova formação pode te ajudar a se especializar em uma nova área. Você pode ser fotógrafo de família, newborn, lifestyle, moda, gastronomia, formaturas, casamentos, eventos e muito mais. 

Outro aprendizado no qual você deve investir é na edição de fotos. Saber editar seu material vai melhorar consideravelmente o seu trabalho e levar sua carreira a outro patamar. Estudar Ligthroom e Photoshop é essencial, mas invista também no aprendizado das versões mobile desses softwares, já que elas pode  facilitar muito a sua vida. 

Como os nossos arquivos são “pesados”,geralmente, editar a foto no computador será mais prático. No entanto, as versões mobile permitem que você tenha um diferencial em eventos, por exemplo. Elas permitem que, a partir de uma câmera com wi-fi, você envie as fotos diretamente para o seu celular, dê um tratamento básico e envie alguma prévia para o seu cliente. Assim, você pode superar a expectativa do seu cliente que, provavelmente, não está esperando por isso.

Estabelecer uma identidade visual é fundamental

Um negócio precisa ter uma identidade visual, ou seja, um conjunto de características de comunicação visual ( cores, família tipográfica, logotipo, ícones e padrões da sua marca ) que o diferencie dos concorrentes.

A identidade visual é essencial para o seu posicionamento de mercado, personalização das suas fotos e produtos, além do sucesso das suas campanhas de marketing. Ela também é uma forma de atrair o seu cliente ideal e mostrar seu diferencial de mercado.

Se você não sabe lidar com esses aspectos, converse com um designer ou uma agência que já tenha experiência com a identidade visual de fotógrafos. Busque profissionais com vasta experiência e um bom portfólio nesse segmento e avalie se o profissional conseguirá captar bem a sua personalidade. Porque a marca é você.

Adquirir equipamentos adequados é primordial

Quase ninguém começa com um equipamento de ponta, certo? Primeiramente, porque é muito caro; em segundo lugar, porque é prudente começar com o básico para ter certeza de que é isso o que deseja fazer. Com o tempo, é possível investir em câmeras e lentes mais caras, mas de início você deve investir no melhor custo-benefício para sua carreira, comprando os equipamentos adequados.

A internet facilitou muito a nossa vida como fotógrafos ― e não apenas na divulgação do trabalho. Em grupos do Facebook, você pode conversar com profissionais experientes e descobrir quais equipamentos oferecem um bom resultado por um valor mais baixo. É possível também encontrar câmeras e lentes seminovas por um preço bem em conta. Resumindo: pesquise bastante antes de comprar seu material.

Montar um portfólio é indispensável

Não é possível se tornar um fotógrafo profissional e conquistar clientes sem ter um bom portfólio. Ele é o melhor recurso para você mostrar o seu trabalho. Um site profissional é um ótimo local para guardar as melhores imagens dos seus ensaios. 

Se você não ainda não tem um bom material para apresentar, convide amigos para fazer um ensaio, fotografe gratuitamente um evento beneficente ou algum espaço que tenha a ver com a área de atuação desejada. Depois, edite as fotos e  inclua as melhores no seu portfólio.

Importante: fazer portfólio é diferente de treinar. Você deve montar o seu portfólio quando já tiver treinado bastante e puder apresentar fotos de qualidade.!

Acredite: a prática leva à perfeição

Para se tornar um fotógrafo profissional, é preciso treinar muito. Cada dia da semana pode ser específico para praticar uma técnica. Inclua também luz e edição de fotos nessa rotina de treino. O importante é não deixar de estudar e praticar.

Começar sem planejamento é um erro que traz grandes chances de insucesso, gerando perda de tempo, frustração e prejuízos financeiros. No entanto, se você deseja se tornar um fotógrafo profissional, ainda dá tempo: comece certo.

Preparado para pôr a mão na massa?

Gostou dessas dicas para você se tornar um fotógrafo profissional? Aproveite para participar Gratuitamente do Workshop Gratuito Online Como Começar seu negócio de fotografia. Será do dia 22 a 28 de outubro. Clique aqui para se inscrever gratuitamente.

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários