TOP 10 ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento

As ações de marketing para fotógrafos de casamento são fundamentais para diferenciar profissionais em um mercado tão concorrido.

O mercado de serviços para casamento é gigantesco no Brasil. Você sabia que são celebrados cerca de três mil casamentos por dia aqui? Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o país celebra mais de um milhão de casamentos por ano.

Para quem deseja seguir carreira como fotógrafo de casamentos, essa é uma ótima notícia. Entretanto, existem vários profissionais lutando pelos mesmos clientes. Por isso, é preciso saber se diferenciar no mercado.

Nesse contexto, o marketing digital é a ferramenta mais econômica e efetiva ao alcance dos fotógrafos de casamento.

Por que investir em marketing digital?

Segundo dados do Instituto Data Popular e Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA), houve aumento de 25% no segmento de casamentos no ano de 2017 no Brasil. Se o número de casamentos está aumentando, significa que também aumenta a procura por fotógrafos especializados nesses eventos.

Empolgados com esses dados, muitos fotógrafos entram no mercado esperando encontrar clientes facilmente, mas essa não é uma tarefa simples. Com tantos outros fotógrafos que já têm credibilidade junto ao público, é preciso encontrar uma forma de mostrar todo o seu valor.

Investir em marketing digital é a melhor maneira de fazer isso.

Grande parte dos seus potenciais clientes acessa a internet diariamente. Além disso, durante o período de planejamento de um casamento, as pessoas costumam pesquisar muito no Google sobre fornecedores e outros aspectos da organização do evento. O simples fato de facilitar que a sua página seja encontrada nesse momento, já faz muita diferença.

Confira alguns dados que comprovam a efetividade do marketing digital:

    • De acordo com relatório da Ascend2, 72% dos profissionais de marketing consideram que a produção de conteúdo relevante é a tática mais efetiva para levar um site até os primeiros resultados do Google;
    • Empresas que publicam pelo menos 16 posts por mês têm 3,5 vezes mais acessos do que aquelas que fazem, no máximo, 4 publicações (HubSpot);
    • Segundo uma pesquisa feita pelo Retailing Today, 81% dos consumidores faz uma pesquisa online antes de realizar uma grande compra.

Ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento

Uma boa estratégia de marketing digital pode potencializar os resultados alcançados, mas, para isso, é preciso conhecer e saber usar as ferramentas certas. Conheça as TOP 10 ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento:

1. SEMrush

Você já parou para pensar sobre as formas como seus potenciais clientes podem encontrá-lo na internet? Será que a sua página aparece entre os primeiros resultados do Google quando as pessoas pesquisam termos relacionados à fotografia de casamentos?

As técnicas de SEO consistem em preparar as suas páginas de site ou redes sociais para os mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo, aumentando as chances de você seja ser encontrado. Para facilitar esse processo, a ferramenta SEMrush reúne diversas funcionalidades para potencializar o uso das palavras-chave na internet,  como pesquisa de palavras-chave do seu segmento e busca de palavras-chave usadas pela concorrência.

2. Mailchimp

O envio de e-mail marketing é uma ótima forma de fomentar relacionamentos com o seu público e melhorar a percepção da sua marca. Uma ferramenta simples, funcional e com plano inicial gratuito, como o Mailchimp, pode ajudar nas estratégias de marketing para fotógrafos de casamento.

3. WordPress

O WordPress é uma ferramenta gratuita que permite a criação de sites e blogs de forma simples, sem a necessidade de conhecimentos específicos sobre programação ou design. Além disso, é possível explorar diversas funcionalidades e plug-ins para personalizar o site, facilitando as ações de marketing para fotógrafos de casamento.

4. Canva

A publicação de conteúdos atrativos para o seu público, tanto no blog quanto nas redes sociais, é muito importante para os resultados da sua estratégia de marketing digital. O Canva é uma ferramenta gratuita de design que permite a criação de artes personalizadas, a partir de modelos prontos para criar imagens em poucos minutos.

4. FullStory

Conhecer melhor o seu público garante que você seja mais assertivo nas ações desenvolvidas. O FullStory é uma ferramenta de marketing para fotógrafos de casamento que permite que você acompanhe o histórico de cada cliente em seu site. Essa ferramenta reúne funcionalidades como o armazenamento do histórico de todas as interações de cada cliente no seu site, visão da tela de navegação dos visitantes e gráficos sobre o comportamento dos usuários.

5. Google Analytics

O Google Analytics é um recurso de análise gratuito, que oferece diversas opções de monitoramento do tráfego no seu site. Entre as informações que você pode acessar estão o número total de visitantes, origem do tráfego, acompanhamento de metas, resultados de campanhas de marketing e monitoramento de ações nas mídias sociais.

6. SpyFu

Ficar de olho na concorrência pode ajudá-lo no momento de tomar a direção certa em suas ações de marketing. O SpyFu é uma ferramenta de análise das palavras-chave dos seus concorrentes.

7. Alertas do Google

Manter-se sempre bem informado é fundamental para o sucesso das suas ações de marketing. A ferramenta gratuita de Alertas do Google pode te poupar o trabalho de visitar sites para realizar pesquisas, já que ela envia notificações relacionadas às páginas e assuntos que você deseja acompanhar. É possível monitorar websites, discussões, e-books, blogs, vídeos, entre outros conteúdos.

8. Quora

Se você deseja ficar por dentro das tendências de marketing digital, o Quora é uma solução perfeita. Essa rede social de perguntas e respostas reúne uma grande comunidade de profissionais de marketing online e pode gerar vários insights para estratégia de marketing digital para fotógrafos de casamento.

9. Hootsuite

Entre as ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento não poderia faltar uma solução para gerenciar as redes sociais. O Hootsuite é uma plataforma que oferece o gerenciamento simples de todas as suas redes sociais em um só lugar, permitindo o agendamento de postagens, facilitando as interações com o público e gerando relatórios de desempenho.

10. Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta de marketing para fotógrafos de casamento que faz a análise de sites, coletando os dados de navegação e comportamento do usuário através de mapas de calor, que mostram as interações feitas pelos visitantes.

Está pronto para potencializar os seus resultados?

Vimos ao longo deste artigo um TOP 10 ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento que podem ajudá-lo a colocar em prática diversas ações de marketing digital – poupando tempo e recursos para conseguir alcançar ótimos resultados. Agora está em suas mãos aplicá-las da melhor forma para consolidar a sua presença no mercado dos fotógrafos de casamento.

Gostou desse TOP 10 ferramentas de marketing para fotógrafos de casamento? Para saber mais sobre ferramentas digitais e marketing, confira também o artigo Por que o site responsivo para fotógrafos é importante!

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários