Quero ser fotógrafo: e agora?

Quero ser fotógrafo, e agora? Descubra como dar os primeiros passos rumo ao sucesso nessa carreira.

Depois de conhecer melhor o mundo da fotografia e todas as suas oportunidades, chega o momento em que você diz: quero ser fotógrafo. Mas, e agora? Tomar a decisão de seguir essa carreira é, certamente, o primeiro passo. Porém, quais são a segunda e a terceira etapa? Como é possível começar uma carreira na fotografia?

A grande maioria dos grandes fotógrafos iniciaram as suas carreiras assim como você: sem clientes, com pouca experiência e guiados apenas pela paixão pela fotografia. É somente com o tempo que você conseguirá refinar a sua técnica, conquistar clientes fiéis e consolidar a sua marca no mercado.

Se é isso mesmo que você deseja, então, está no lugar certo. Neste artigo, listei tudo o que você precisa saber para prosseguir depois do momento em que pensa naquelas palavrinhas mágicas: quero ser fotógrafo. Confira!

Invista em conhecimento

Assim como em qualquer profissão, na fotografia, o conhecimento também é fundamental para que você obtenha bons resultados. Vá em busca de livros, cursos, workshops e congressos sobre fotografia.

Com isso, você terá condições de evoluir a sua técnica e ampliará os horizontes a respeito da carreira nesta área.

Vá em busca de experiências

Apesar da grande importância do conhecimento, será a partir das experiências práticas que você começará a construir a sua carreira como fotógrafo. Por isso, procure fotografar constantemente.

Use seus amigos e familiares como “cobaia” e faça alguns ensaios sem custos para desenvolver o seu trabalho. Isso tudo será importante para o seu aprendizado e, também, para que você consiga montar um bom portfólio.

Aprenda a escolher o seu equipamento

Uma grande dúvida dos profissionais que assumem o desejo de “quero ser fotógrafo” é em relação aos equipamentos que devem utilizar. Muitos possuem a visão de que precisarão investir recursos em diversos equipamentos caríssimos, mas é preciso conter o desejo de adquirir os últimos lançamentos.

Comece apenas com o básico: uma boa câmera, algumas lentes e um flash. Isso será o suficiente para começar as suas experiências na fotografia. Conforme for aprendendo novas técnicas e sentindo a necessidade de novos equipamentos, é possível comprá-los.

“Quero ser fotógrafo do que?”

Quando você diz “quero ser fotógrafo”, o que vem à sua mente? Você se imagina fotografando modelos, famílias, crianças, eventos ou a natureza?

A especialização em determinada área é fundamental para guiar a sua carreira. Mas não tenha pressa para isso – você pode experimentar diversos segmentos diferentes até encontrar aquele que se identifica.

Se inspire nos melhores

Você, certamente, elegeu alguns fotógrafos como inspiração, não é? Espelhar-se naqueles que são referência é uma ótima ideia. Mas não se apegue apenas ao sucesso que esses profissionais conquistaram, e, sim, busque entender quais são as técnicas utilizadas e como eles conseguem obter resultados tão incríveis. Dessa forma, você também evoluirá como fotógrafo.

Aposte nos relacionamentos

O início da carreira pode ser bem complicado, pois você ainda não possui clientes e nem um nome consolidado no mercado. Por isso, uma ótima ideia é apostar nos relacionamentos e criar parcerias. Você pode fazer alguns freelas ajudando um fotógrafo da sua cidade, um estágio em um estúdio de fotografia, trocar experiências com outros profissionais ou fechar parcerias com empresas para fotografar seus eventos, por exemplo. Neste artigo aqui no blog eu escrevi como construir uma carteira de clientes.

Domine todas as atividades

Muitas pessoas assumem o seu eu “quero ser fotógrafo” sem conhecer a fundo todas as atividades envolvidas nessa profissão. Engana-se quem pensa que é preciso apenas sair de casa com a sua câmera, fotografar e ser pago. Na verdade, existem várias outras atividades complementares que precisam de atenção.

Depois de chegar em casa de um ensaio, é necessário transferir todas as fotos para o computador e iniciar os trabalhos de edição. Em paralelo, você tem que atualizar o seu portfólio, realizar ações de marketing, responder clientes, agendar reuniões e manter tudo isso em equilíbrio financeiro. Ou seja, ser fotógrafo significa ter o lado técnico bastante apurado e as habilidades de empreendedor também em dia.

E então, você está pronto para iniciar a carreira como fotógrafo? Qual das dicas deste artigo chamou mais a sua atenção? Conte pelos comentários.

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários