Por que você não consegue novos clientes de fotografia?

Você sente dificuldades no momento de conquistar novos clientes de fotografia? Esse é um grande desafio para muitos fotógrafos, que ainda não contam com uma reputação no mercado.

Até para um profissional com anos de experiência, que já tem uma legião de seguidores nas redes sociais, não é fácil atrair novos clientes, já que o serviço prestado é esporádico.

Você já teve a sensação de que os seus esforços para atrair novos clientes de fotografia não estão funcionando? Ou, então, pensou em desistir da carreira por não conseguir conquistar uma base de clientes? Essas situações são perfeitamente normais e podem ser contornadas quando você sabe como concentrar as suas ações.

Veremos, neste artigo, os principais motivos pelos quais você não consegue novos clientes de fotografia. Confira.

#1 Falta de planejamento

A falta de planejamento é, sem dúvidas, um dos grandes problemas no momento da captação de novos clientes. Um profissional que não sabe onde quer chegar, dificilmente chegará a algum lugar. É preciso ter um objetivo e traçar metas para alcançá-lo.

Se você simplesmente começar a tirar fotografias e torcer para que os clientes apareçam, não vai fazer sucesso no mercado. Entretanto, um profissional que define um nicho de atuação e se esforça para ser notado por esse público com ações que seguem um cronograma está um passo à frente.

Ausência de definição dos clientes de fotografia

Você já definiu quem são os seus clientes ideais? Alguns fotógrafos buscam atender todos os públicos, sem definir um nicho específico de atuação, porém, essa é uma estratégia que dificilmente funciona.

Os motivos para as falhas dessa estratégia são bem simples: um fotógrafo dificilmente será bom atuando em vários nichos diferentes, e é mais difícil criar uma identificação com o público trabalhando dessa forma. Se você precisa de um fotógrafo para o seu casamento, buscará um especializado nesses eventos, certo?

Investimentos errados em marketing

Estamos falando sobre a atração de novos clientes de fotografia em um mundo completamente digital. Por essa razão, é fundamental explorar as ferramentas disponíveis na internet e uma boa estratégia de marketing digital para obter bons resultados.

Você já possui um perfil nas principais redes sociais? Produz conteúdos relevantes para o seu público? Utilize o e-mail marketing? Acompanha as métricas com os resultados obtidos? São várias as alternativas para mostrar o seu trabalho para o público.

Além disso, esses investimentos têm um custo muito baixo e uma efetividade muito maior do que colocar um anúncio no jornal ou espalhar panfletos pela cidade. Você tem a oportunidade de segmentar a comunicação e alcançar somente potenciais interessados em contratar os seus serviços – o melhor dos dois mundos, concorda?

Dificuldade em enxergar a atividade como um negócio

A atividade desenvolvida por um fotógrafo deve ser encarada como um negócio – assim como acontece com qualquer outra pequena empresa do mercado. Isso significa que é preciso definir estratégias e fazer uma gestão de áreas: finanças, marketing, relacionamento com o cliente, controle de estoque dos materiais utilizados na prestação do serviço, entre outras.

A captação de novos clientes de fotografia é apenas uma entre tantas áreas que merecem a sua atenção. De nada adianta ter uma técnica refinada na fotografia se você não consegue ampliar a sua visibilidade e ser notado por potenciais clientes, não é mesmo?

Você enfrenta dificuldades para atrair novos clientes de fotografia? Qual desses erros você já cometeu ao longo da sua carreira? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima. 

até a próxima

Silvia

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