Por que o atendimento é crucial nos negócios de fotografia?

O atendimento é uma etapa crucial para o sucesso com o público nos negócios de fotografia. Quantas vezes você já foi mal atendido em uma loja e prometeu nunca mais voltar a consumir naquele local? Ou, então, foi surpreendido com um ótimo atendimento e melhorou a percepção sobre determinada empresa?

É preciso encarar que, mesmo que você tenha muito talento como fotógrafo e invista pesado em ações de marketing, um bom atendimento é essencial para conquistar e fidelizar novos clientes. Afinal, ninguém se sentiria confortável em ser fotografado por uma pessoa com quem não tem afinidade, não é?

Veremos, neste artigo, porque o atendimento nos negócios de fotografia é uma etapa tão importante para o seu sucesso. Confira.

A importância do atendimento para fotógrafos

São diversos os motivos que comprovam a importância do atendimento nos negócios de fotografia. Separamos os principais deles para que você esteja atento a esse aspecto crucial.

Fotografia é sobre interação com pessoas

Um bom atendimento é fundamental para qualquer empresa, mas se torna ainda mais importante para os prestadores de serviço que lidam pessoalmente com os seus clientes. Nós, como fotógrafos, precisamos interagir constantemente com o seu cliente para conseguir entregar um resultado de qualidade, não é?

Um bom atendimento é o melhor caminho para criar bons relacionamentos – que resultam em mais negócios fechados e, também, refletem nas fotografias entregues ao cliente.

Entendendo as necessidades de cada cliente

Cada cliente possui seus gostos e particularidades, e escolhe um fotógrafo pelo estilo do seu trabalho. Reconhecer isso faz parte de um bom atendimento e garante a satisfação do cliente antes mesmo do dia do ensaio.

A primeira impressão é a que fica

Quando você liga para uma empresa e é mal atendido, dificilmente voltará a procurá-la – por melhores que sejam as suas referências -, certo? Por maior que seja o clichê, a primeira impressão é a que fica.

Esteja sempre disposto a prestar o melhor atendimento possível, pois esse pode ser o fator diferencial para atrair um novo cliente.

Aumento do número de vendas

O atendimento garante um maior número de vendas fechadas. Quando você consegue mostrar ao cliente toda a qualidade do seu trabalho e deixar bem claros os termos envolvidos na prestação do serviço – sempre com presteza e bom humor – são maiores as chances de ser escolhido.

Fidelização de clientes

Um cliente não se torna fiel a uma marca apenas por um ou outro fator específico. É preciso que todo o conjunto esteja em harmonia e o resultado final supere as suas expectativas. Entre esses fatores, está o atendimento recebido, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Melhore os resultados alcançados com o marketing digital para negócios de fotografia

Quando falamos sobre atendimento, não nos referimos apenas ao atendimento presencial. Com a popularização da internet, grande parte dos contatos é realizada por e-mail ou redes sociais, certo?

Por essa razão, o marketing digital tem uma relação tão íntima com a qualidade no atendimento de negócios de fotografia. Veja alguns dos benefícios que você pode obter com essa combinação:

  • Novos canais de comunicação. Grande parte do seu público está presente no mundo digital, certo? Se você deseja ser encontrado, também precisa marcar presença nesse ambiente – seja com um website, blog, perfis nas redes sociais ou e-mails.
  • Automação nas respostas ao cliente. Outro grande ganho que o marketing digital proporciona para o atendimento aos clientes é a possibilidade de automatizar as respostas com um chatbot. Assim, é possível agilizar a comunicação com o público e tirar as principais dúvidas de forma automática.
  • Mostre o seu potencial na internet. Nas reuniões presenciais, é um costume dos fotógrafos levar álbuns com seus trabalhos para mostrar, certo? Com as ferramentas da internet, fica ainda mais fácil mostrar todo o seu potencial com um portfólio online ou até mesmo um perfil no Instagram ou criação de um vídeo sobre o seu produto ou making of do seu trabalho.
  • Crie bons relacionamentos antes do primeiro contato. O marketing digital permite que os relacionamentos com o público iniciem muito antes do primeiro contato direto. Com a produção de conteúdo para o seu blog, ou publicações nas redes sociais, é possível mostrar o seu valor e construir autoridade no mercado.

Você já conhecia a importância do atendimento para negócios de fotografia? Quais dicas apresentadas vai implementar já? Deixe o seu comentário e até a próxima.

até a próxima

Silvia

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