Você tem um plano do seu negócio de fotografia?

Nesse período, geralmente fazemos um balanço do ano que passou e nos perguntamos: o quanto meu negócio de fotografia progrediu nesse tempo? Muito mais do que elaborar novas promessas, precisamos olhar com atenção para os resultados e definir metas para o novo ciclo que se inicia.

Para ter sucesso, é necessário muito planejamento. Para manter ele, mais ainda! É necessário pontuar com antecedência os seus objetivos e onde você quer chegar, para que as ações realizadas sempre apontem para aquele resultado. Mas por quê investir tempo pensando no futuro?

As grandes marcas sabem todos os passos que vão dar nos próximos anos. Elas sabem no que vale a pena investir ou não, e sabem os erros que não podem cometer novamente. E só se tornaram grandes por isso! Por mais que você não tenha pretensão de alcançar o mundo com a sua marca, entender a importância de ter um foco de comunicação pode te tornar um gestor mais centrado e objetivo.

Algumas perguntas são determinantes para você saber se tem um planejamento de verdade para sua empresa: onde você quer chegar? Quais os objetivos de comunicação que você deve ter para alcançar isso? Responder a essas perguntas e entender que qualquer falha de sintonia entre o seu objetivo e as suas estratégias pode ruir o seu plano é o ponto de partida do seu planejamento.

A sua organização interna tem coerência com o seu objetivo? É possível alcançar o que você deseja com a estrutura que você tem? Determinar valores, missão e visão também são premissas fundamentais para que você não só saiba aonde quer chegar, mas com base em quais princípios deve caminhar.

Você conhece o seu público? O planejamento não caminha só nas questões internas da marcas, mas também deve conhecer a demanda do seu público-alvo. Quais os interesses do seu target? As suas políticas de relacionamento estão adequadas a essas pessoas?

Defina estratégias para alcançar suas metas. Sabendo quais objetivos você deseja alcançar e quais ferramentas possui, colocar isso no papel é essencial para definir quais os planos serão capazes de levar a marca ao lugar idealizado.

Por fim, monitore o andamento dos seus planos de marketing para, assim que possível, você poder avaliar os seus resultados e entender o que deve ser mantido ou modificado, dependendo dos efeitos gerados.

No mais, sempre lembre que investir em um profissional de comunicação para te ajudar nessas questões é investimento e não gasto! O futuro dirá o valor disso para você e sua marca.

Quero saber de você: qual o lugar do planejamento em que você sempre tropeça? Quero te ajudar nas suas dificuldades!

até a próxima

Silvia

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