Plano de marketing na fotografia: Por que você tem medo?

Será que é mesmo difícil fazer um plano de marketing?

Nós, empreendedores, temos que nos virar em muitos aspectos para realizar o sonho de ver o nosso negócio decolar!

Muitas vezes, temos que desempenhar papéis que fogem do nosso ofício real – que para a maioria de nós é fotografar – para poder ter a certeza que a empresa está indo por um bom caminho: dentro disso, mora a necessidade de organizar todas as etapas de desenvolvimento da sua empresa, estudando e planejando cada passo a ser dado por ela.

Não é um trabalho fácil, pois que exige de nós tempo hábil, organização e muita cautela.

Planejar a trajetória de uma marca (sim você tem uma marca) é para “gente grande”, pois quem está à frente dessa situação precisa entender que tudo o que será colocado no papel precisa ser passivo de ser alcançado. Por esse motivo, muitos fotógrafos “travam” nessa etapa, que é crucial para todo o negócio:  fazer um plano de marketing.

Como definir hoje tudo o que desejo alcançar? Como saber de que forma estarei daqui há determinado tempo? E se eu não conseguir? Essas são perguntas naturais nesse processo.

Quando já se tem uma estrutura, há mais segurança e, consequentemente, a possibilidade de realizar planejamentos mais sólidos, mas se é você mesmo quem “toca” o seu negócio de fotografia, muitas dúvidas devem pairar na sua mente, não só no momento de trabalhar um plano de marketing, como em todos os outros.

Por isso você precisa perder o medo de planejar. E se você conseguir se livrar desse complexo, a sua empresa irá sentir os efeitos positivos disso. Não deixe para amanhã esse exercício mental de empreender com segurança.

Quer alguns motivos para investir já em um bom plano de marketing sem medo? Vou listar alguns para você:

1) Você não vai falir!

Um dos maiores medos dos empreendedores é quebrar, certo? Principalmente se você está começando, esse fantasma deve te assombrar naqueles dias em que você precisa honrar com compromissos, mas também necessita de novos clientes e que portas profissionais se abram.

Pois essa é uma vantagem de você investir em um planejamento: entenda que o maior passo você já deu! Você já assumiu o risco de investir em uma marca própria, e se você planejar os passos do seu negócio, prevendo riscos, fazendo pesquisas e buscando informações, se tornará muito fácil se resguardar, inclusive nas questões financeiras.

2) Você vai saber como lidar com seu cliente

Sim, trabalhar um plano de marketing, a principal etapa é a definição de quem é ou será o seu público/sua audiência. Não adianta querer vender para todos porque isto ninguém consegue! Foco é a melhor estratégia. De posse que você sabe quem é o seu cliente ideal fica muito mais trabalhar estratégias para agregar em seu produto e serviço e que no final resultará em venda.

3) Você vai ficar mais atento ao mercado

Sempre falamos aqui no blog o quanto o benchmark (clique aqui para ler este artigo) é uma estratégia importante para o seu negócio, principalmente na fase em que você está trabalhando o plano de marketing. Entender a forma como a sua concorrência lida com as mesmas situações que você – e de que maneira eles superaram isso – é outra forma interessante de quebrar tabus e perder o medo de planejar.

4) Você vai ter agilidade na tomada de decisão

Ter tudo planejado faz com que você tenha uma grande agilidade na tomada de decisão uma vez que você sabe onde quer chegar através dos objetivos traçados ao longo do ano. Como você visualiza o todo, o que vai acontecer para sua empresa, fica muito mais fácil fazer a gestão das ações.

5) Você terá maior produtividade e controle de suas ações

Ter um plano de marketing com tudo definido – objetivos , metas e estratégias faz com que você saiba o que fazer, quando fazer e como fazer. Este processo otimiza o seu tempo e principalmente te ajuda a fugir de épocas de baixo movimento porque como você planejou, você já sabe o que fazer para driblar tal situação.

Se você acha que é luxo fazer planejamento e é só para grandes empresas, e que nós fotógrafos não precisamos, ledo engano!

Coloca aqui nos comentários qual é a sua maior “trava” na hora de planejar o crescimento do seu negócio de fotografia? Você já conseguiu identificar a causa disso?

 

até a próxima

Silvia

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