O que você perde de não entender o Instagram

O Instagram é a segunda rede social com maior número de usuários no mundo são mais de 1 bilhão de perfis ativos por mês. No Brasil, 63% dos internautas entrevistados assumiram que olham o feed várias vezes por dia. Portanto, é um terreno fértil para empresas e uma das principais ferramentas de marketing da atualidade. A propósito: por que você ainda não parou para entender o Instagram?

Contato com o público, divulgação do trabalho, dados sobre personas: são várias as vantagens que você obtém ao conhecer a rede social. Veja agora por que você deve entender o Instagram!

Por que fotógrafos devem entender o Instagram?

Veja o que a rede social pode oferecer para o seu negócio de fotografia:

Divulgação do trabalho

O Instagram é uma rede social com apelo visual. Portanto, é perfeita para fotógrafos. Nela, você pode divulgar não apenas as melhores fotos da sua carreira, mas também bastidores, segredos de fotógrafos, histórias de ensaios e muito mais. É não só uma forma de mostrar boas imagens, mas de divulgar, de maneira criativa, toda sua carreira.

Além de fotos, você pode divulgar vídeos de até um minuto no seu feed.

Contato com o público-alvo

A rede social é o local perfeito para manter contato com o público-alvo, pois ele pode interagir por meio de comentários nas fotos e vídeos, stories, lives e mensagem direta.

Para encontrar seu perfil, o usuário pesquisa usando hashtags na aba Explorar. Portanto, não deixe de usar esse recurso para atrair o público. As hashtags devem ter a ver com o estilo de foto que você publica. Assim, quando o seguidor entrar em seu perfil, vai encontrar exatamente aquilo que procura.

Para interagir corretamente, você deve ter um público-alvo bem delimitado. Assim, terá como usar a linguagem mais adequada ao cliente daquele perfil.

Dados sobre os clientes

Quando você transforma seu usuário no Instagram em perfil profissional, tem a oportunidade de conferir dados sobre os principais visitantes. O Instagram Insights é um recurso em que você tem à disposição informações importantes sobre seu público, como:

  • horários e dias da semana em que seus seguidores são mais ativos;
  • quantidade de novos seguidores nos últimos 7 dias;
  • número de posts adicionados na última semana;
  • porcentagem por gênero;
  • alcance das publicações;
  • número de impressões;
  • visualizações do perfil;
  • faixa etária;
  • localização.

Portanto, entender o Instagram é saber como aproveitar essas informações ricas não apenas para alcançar e fidelizar seguidores dentro da rede social, mas também para investir em outras ferramentas de marketing.

Aliás, entender o Instagram também significa compreender expressões como “impressões”, “alcance” e “engajamento”, essenciais para quem divulga seu trabalho fotográfico nas redes sociais.

Anúncios patrocinados

Como eu te disse, o próprio Instagram disponibiliza gratuitamente informações essenciais sobre seu público-alvo. E que tal usá-las em anúncios pagos, como aqueles que você vê de vez em quando na sua timeline?

O Instagram Ads é a ferramenta de anúncios do Instagram. Com ele, você pode utilizar os dados do Insights para impulsionar uma publicação do seu feed que pode gerar mais engajamento e atrair novos seguidores. A rede social vai divulgá-la para pessoas que se interessem pelo seu nicho de fotografia e que estejam no raio geográfico de seu interesse.

O mais bacana aqui é que as informações são cruzadas com dados do Facebook, o que torna o anúncio ainda mais preciso ao atingir o público-alvo.

Horário para engajamento

Acredite: em alguns horários, suas postagens vão alcançar mais popularidade. Isso acontece de forma orgânica, ou seja, não tem a ver com algoritmos do Instagram. Portanto, você deve testar.

Poste imagens em horários alternativos e veja quais delas têm mais engajamento (o famoso teste A/B). Para saber essas informações, é só verificar a parte de analytics do Instagram, disponível na conta comercial.

Como você viu, é necessário entender o Instagram para divulgar seu trabalho corretamente. Os dados fornecidos pela rede social vai ajudar você até mesmo em campanhas no seu blog, site e outras redes. Portanto, não deixe de se informar mais sobre os recursos da rede social e como eles podem dar um up nas suas estratégias de marketing.

E se você quer saber mais sobre como dominar todos os recursos do Instagram e utilizá-lo como uma verdadeira ferramenta de negócios, você pode participar do curso completo feito exclusivamente para você! Acesse aqui para conferir!

até a próxima

Silvia

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