O que são palavras-chave?

Você fez aquele post lindo para o seu blog, com as melhores imagens, texto inspirador contando como foi fazer aquele trabalho, publicou mas não viu muito retorno? Talvez você tenha esquecido de pontuar seu texto com as famosas palavras-chave, aquelas que fazem o Google te achar em meio a esse universo de informações em que estamos inseridos.

Quando nós buscamos algo no google, digitamos termos específicos que trazem resultados para sua pesquisa, certo? Aquilo são palavras-chave que resumem sua busca em uma frase. Então, ao planejar o seu conteúdo, tenha em mente que pessoas estão em busca de um serviço como o seu e vão utilizar X combinações de palavras para encontrar o que desejam. É ai que você deve ficar atento.

Separei algumas dicas para você se atentar ao seu texto e começar a aplicar em suas próximas publicações:

Quando você decidir ter um blog para sua marca, pesquise quais são as melhores palavras e que tenham um real sentido nesse universo. De tempos em tempos, faça uma reciclagem, vendo o que pode ser mudado porque não teve tanto resultado ou o que deve ficar pois deu certo no planejamento, mas deixe-as organizadas por grupos, cada um com seu tema.

A partir do momento que você pesquisar pelas palavras-chave ideais para seu site-blog, cuidado para não cair na ilusão de colocar palavras únicas que geram um tráfego volumoso. Muitas das vezes esse volume acaba por esconder seu conteúdo, já que estará no meio de milhares parecidos ou até que não tenham nada haver com aquilo, mas estão lá por causa do número de visitas. Isso pode acabar com sua estratégia.

Dentro dessa busca, procure palavras e termos com um menor tráfego, as chamadas long-tail keywords, que são as que aparecem logo a seguir do termo principal buscado. Geralmente, elas podem ajudar o seu site a ter mais relevância a partir do momento que você não tem uma enorme concorrência com termos genéricos e que deixam seu conteúdo escondido. Outro ponto é que esses termos acabam sendo mais específicos e podem converter mais para o seu negócio.

Por que de que adianta um número grande de acessos que não resultam em nada sendo que os poucos e certeiros podem render algo muito melhor?

Para dar uma força nessa busca por bons termos, tenha como aliadas as ferramenta do Google chamadas Google Keyword Planner e o Google Trends. O Google Keyword Planner ou Planejador de Palavras-Chave serve para você encontrar seu lugarzinho em meio a tantos termos e analisar o volume de tráfego das palavras. Já o Google Trends serve para análise da variação da quantidade de buscas de um termo ao passar do tempo e acompanhar o que está em alta ou não com o seu público.

Um ponto importantíssimo também é lembrar de analisar as palavras que já geram retorno para o seu conteúdo. Basta utilizar o Google Analytics para ver quais os termos fazem os leitores acharem seu conteúdo e ficar no site. Com essa ajuda do Analytics, você também poderá acompanhar e ver se X termos estão realmente dando resultado ou não. Com o tempo fica melhor para acompanhar e entender, com um pouco mais de precisão, as informações que precisa para aperfeiçoar seu conteúdo.

Ufa! Quanta informação e olha que isso é só o começo. Esse assunto rende muita conversa ainda.

Você está atento a esse grande detalhe em seu site-blog? Se não está, comece a entender, pois pode estar perdendo boas oportunidades.

 

Infos via Viver de Blog

 

 

 

até a próxima

Silvia

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