O que está por trás da venda de um serviço de fotografia?

Quem é fotógrafo profissional deve saber que não basta ser um bom profissional, é preciso entender como funciona a venda de um serviço de fotografia. A internet tem inúmeras ferramentas que auxiliam você a divulgar seu trabalho e a se tornar uma referência no assunto. Mas no meio de tantas possibilidades, é fácil se confundir. Portanto, tudo o que envolve a venda de fotografia deve ser muito bem planejado.

Quem deseja ser um profissional autônomo precisa trabalhar técnicas de venda. Ao contrário, não terá seu salário no fim do mês, não é verdade? E você não quer apenas pagar as contas, e sim se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

Quer começar a vender seu serviço de fotografia, mas não sabe por onde começar? Descubra comigo tudo o que está por trás da venda de um produto fotográfico e comece a mudar sua carreira!

O que é necessário saber para vender um serviço de fotografia?

Veja minhas dicas para começar suas vendas com tudo!

Planejamento de venda

Seu serviço de fotografia precisa de um plano estratégico para que você saiba onde está, para onde deseja ir e quais estratégias serão necessárias para atingir esse objetivo. Para isso, faça um planejamento de venda que envolva não só saber o que vender, mas como vender.

Seu plano de negócios (ou road plan) vai contar com serviços administrativos, de marketing, legais, contábeis, de vendas, produtos, serviços e tudo o que estiver envolvido com sua empresa.

Acredite: muitas vezes, o profissional de fotografia não consegue começar a trabalhar em sua empresa porque fica confuso com todos os trâmites. O planejamento vem para clarear e especificar cada detalhe.

Site

O site é onde você vai mostrar seu serviço de fotografia com mais detalhes. Ele deve ser voltado ao público e mostrar seus melhores trabalhos. Conte com fotos que possam ser ampliadas, textos convidativos e um design que tenha a identidade visual da sua empresa. O importante é que seu portfólio fique irresistível para o cliente.

Produtos fotográficos

Além do seu principal serviço fotográfico, quais outros produtos você deseja oferecer? Álbuns, canecas, almofadas, sandálias e outros itens estão incluídos? Você deseja trabalhar com outros profissionais para oferecer um serviço mais completo?

Público-alvo

Existe uma frase muito divulgada no meio dos negócios que diz que quem tenta vender para todo mundo não vende para ninguém. Portanto, não adianta divulgar seu serviço de fotografia para todos os públicos. Além de parecer desespero (é sério, dá essa impressão!), seu potencial cliente não vai entender o foco do seu trabalho. Afinal, você é especialista em fotografia gastronômica ou de eventos? Construa sua identidade, defina seu público e volte todas as suas estratégias para ele.

Contrato de serviço

O contrato é o documento em que você vai estabelecer regras para a venda do seu serviço de fotografia. Ele vai especificar os direitos e obrigações proporcionando segurança e profissionalismo para e você e seu cliente.

Determine o detalhamento do serviço, prazo de entrega, formas de pagamento, juros por atraso e outros detalhes importantes. Se puder contar com um serviço especializado para a criação desse documento, melhor.

Marketing

Estratégias de marketing são essenciais para quem deseja vender seu serviço de fotografia na internet. Hoje, com o marketing digital, você não só vende serviços de fotografia, como também pode se tornar referência no seu segmento.

Ter estratégias específicas para redes sociais, produzir conteúdo em blog, criar e-books e materiais ricos, ter uma identidade visual. Tudo isso auxilia a ter uma imagem sólida na internet e a criar laços com seu público. Já pensou que, com um trabalho bem-feito, você não terá só clientes, mas fãs fiéis ao seu trabalho?

Redes sociais

Você pode divulgar seu serviço de fotografia no Facebook, Pinterest, Tumblr, Twitter e Behance, mas priorize o Instagram. A segunda rede social mais popular no mundo proporciona inúmeras possibilidades para fotógrafos. Aposte: muitos dos seus clientes vão ter o primeiro contato com seu trabalho por meio do Instagram, portanto vale a pena investir.

Formas de pagamento

Uma das melhores formas de atrair clientes é oferecer diferentes formas de pagamento. Além da transferência bancária ou do pagamento em dinheiro vivo, quando você se torna um microeempreendor individual pode trabalhar como emissão de boletos e de nota fiscal. É possível também trabalhar com máquinas de cartão de crédito e débito.

Se você pedir uma entrada para começar o trabalho, é importante que isso esteja estabelecido em contrato.

Atendimento

Você sabia que o atendimento não termina quando você entrega o serviço de fotografia? Manter uma boa relação com seus clientes é essencial para fidelizá-los. Portanto, tenha à disposição redes sociais, e-mail e telefone para que seu público possa entrar em contato. Além disso, atualiza responda às dúvidas e comentários dos seus seguidores sempre!

Gostou de saber mais sobre como vender seu serviço de fotografia? Como você viu, estratégias de marketing são extremamente importantes elas envolvem todos os tópicos que listei aqui. Mas eu posso ensinar a você muito mais sobre o assunto.

No dia 21 de fevereiro, vou ministrar uma Masterclass 100% online e gratuita para quem deseja começar seu plano de negócios e investir no marketing digital. Faça sua inscrição e venha aprender comigo!

até a próxima

Silvia

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