Melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o trabalho

Descubra quais são as melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o seu trabalho.

Você sabe quais são as melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o seu trabalho? É cada vez maior o número de empresas e profissionais autônomos que utilizam essas ferramentas para interagir com o seu público – melhorando a sua reputação no mercado e atraindo novos clientes.

Entretanto, é preciso saber como escolher os ambientes certos para investir. As melhores redes sociais para um fotógrafo reúnem duas características básicas: grande presença de público e destaque para as imagens publicadas – afinal, um fotógrafo precisa mostrar o seu trabalho, não é?

Existem diversas redes sociais criadas especialmente para os fotógrafos, mas não é nelas que você deve focar para interagir com o público. Um fotógrafo de família dificilmente encontraria mães com desejo de fotografar os seus filhos nesses ambientes, certo? É preciso estar no mesmo ambiente que essas mães estão.

Para ajudá-lo a alcançar os melhores resultados, veremos quais são as melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar seu trabalho. Confira.

Melhores redes sociais para um fotógrafo alcançar o público

Levando em conta as características das melhores redes sociais para um fotógrafo alcançar o seu público, veremos em quais delas você pode marcar presença. Vamos lá!

Instagram

O Instagram possui mais de 29 milhões de usuários ativos por mês apenas no Brasil, e se consolidou como a maior rede social para compartilhamento de imagens e vídeos. Ou seja, é tudo o que um fotógrafo precisa para alcançar bons resultados: grande público e ênfase nas imagens.

Além disso, existem diversas ferramentas dentro do Instagram que possibilitam alcançar o seu público-alvo – como as Stories, as hashtags e a possibilidade de criar uma identidade própria.

Facebook

São poucas as pessoas que não possuem um Facebook hoje em dia, não é? São mais de 92 milhões de brasileiros acessando a rede todos os meses em busca de interações com parentes, amigos, empresas e grupos de afinidade.

Muitos fotógrafos têm resistência em utilizar o Facebook para mostrar o seu trabalho, mas a verdade é que, com uma boa segmentação na comunicação, é possível obter resultados fantásticos. É possível impulsionar as publicações e fazer com que elas cheguem apenas nas pessoas que possuem interesses que remetam ao seu trabalho – atingindo um público com ótimo potencial.

Pinterest

O Pinterest é uma rede social menos conhecida e com menos usuários do que o Instagram ou Facebook, mas também pode ajudá-lo a ser visto pelo público. O seu foco está nas imagens e grande parte das pessoas que acessam o Pinterest são do sexo feminino. Por isso, essa pode ser uma oportunidade para os fotógrafos de casamento ou de famílias, por exemplo.

Twitter

O Twitter não possui um foco tão grande nas imagens, mas tem mais de 240 milhões de usuários ativos no mundo e permite uma interação muito próxima ao cliente. Um fotógrafo pode explorá-lo para engajar o público e levá-lo até o seu website – principalmente por hashtags de impacto.

Google+

O Google+ é uma rede social pouco utilizada pelos brasileiros e poucas empresas optam por usá-la. Porém, ela possui um grande ponto a seu favor: contribui positivamente para que você seja encontrado em uma pesquisa no Google. Ou seja, o foco não é tanto na interação com o público, mas sim em ser encontrado e levar as pessoas interessadas para o seu website ou outras redes sociais.

Como obter resultados nas redes sociais?

Acabamos de ver quais são as melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o seu trabalho, porém não basta criar um perfil e começar a publicar conteúdos para fazer sucesso. É preciso saber utilizá-las de forma assertiva para promover o engajamento com o público.

Veja algumas dicas para tirar o máximo dessas redes sociais:

  • Publique com uma frequência determinada
  • Descubra os melhores horários para chamar a atenção do público
  • Explore as hashtags e inclua links para levar o público ao seu website
  • Crie conteúdos que sejam interessantes para o público – e não apenas fotografias soltas
  • Impulsione as publicações para alcançar um público maior
  • Descubra os gostos e características do seu público para segmentar a comunicação de forma assertiva

Você já sabia quais são as melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o seu trabalho? Em quais delas você já está presente? Conte pelos comentários e até a próxima.

até a próxima

Silvia

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