Marketing Digital para fotógrafos: 5 ferramentas para começar

Você já conhece a importância do marketing digital para fotógrafos? Muitos profissionais de fotografia entram no mercado focados apenas nos aspectos técnicos da profissão, sem compreender que existem diversas áreas estratégias que necessitam da sua atenção.

A atividade de um fotógrafo deve ser encarada da mesma forma que empresas de outros segmentos – dando atenção às finanças, relacionamento com o cliente, marketing, entre outras áreas. É esse o caminho para conquistar o sucesso em um mercado repleto de concorrentes.

Um profissional que ainda está dando os primeiros passos no mercado enfrenta muitas dificuldades para conquistar os primeiros clientes, não é? Sem contar com credibilidade entre o público, torna-se difícil conseguir chamar a sua atenção. É para solucionar esse problema que o marketing digital para fotógrafos se torna tão importante.

Neste artigo veremos 5 ferramentas para começar a investir no marketing digital para fotógrafos. Confira.

Por que investir no marketing digital?

Antes de falarmos sobre as ferramentas que estão à sua disposição, é importante compreendermos o papel do marketing digital para fotógrafos para o sucesso do seu negócio. Afinal, essa estratégia de marketing tem o potencial de alavancar os resultados alcançados por um fotógrafo.

Você já reparou como é cada vez mais comum a interação com empresas na internet? Uma rápida pesquisa no Google pode relevar diversos produtos ou serviços empresariais, enquanto as redes sociais estão repletas de perfis empresariais gerando conteúdos para os seus seguidores.

As empresas notaram que é na internet que estão os seus potenciais clientes – e o mesmo vale para os fotógrafos. É por essa razão que o marketing digital para fotógrafos se tornou tão popular e pode gerar diversos benefícios:

  • Segmentação da comunicação. Já imaginou se fosse possível alcançar somente pessoas com o perfil do seu  cliente ideal? Um fotógrafo de crianças e famílias poderia focar apenas em pessoas recém-casadas ou mulheres grávidas, por exemplo. Através da internet é possível segmentar a comunicação para tornar isso realidade;
  • Construção de autoridade. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos fotógrafos que estão inciando a carreira é construir uma boa reputação entre o público. Através das estratégias de marketing digital é possível gerar conteúdos relevantes para o seu público e mostrar todo o seu expertise no assunto;
  • Visibilidade sobre o seu trabalho. A internet é o ambiente perfeito para que o seu trabalho seja visto pelo mundo. São milhões de pessoas conectadas diariamente e não existe uma barreira geográfica que impede que a sua marca seja vista por pessoas espalhadas pelo globo;
  • Baixos custos. Os valores gastos para executar ações de marketing na internet são muito baixos – especialmente quando comparados com o marketing tradicional (como os anúncios no jornal local ou na televisão);
  • Mensuração dos resultados. Todos os resultados alcançados com as ações de marketing digital para fotógrafos são facilmente mensuradas, permitindo que você avalie a sua efetividade.

5 ferramentas de marketing digital para fotógrafos

Ficou interessado em começar a explorar o marketing digital para fotógrafos? Além de todos os benefícios que acabamos de ver, outro atrativo dessa estratégia é o grande número de ferramentas que podem ajudá-lo a colocar as ações em prática. Confira a seguir 5 dessas ferramentas:

1. Google Trends

Conhecer o que os seus clientes andam pesquisando pela internet é muito importante para ajustar as suas ações digitais, buscando sempre estar entre os resultados encontrados. O Google Trends é uma ferramenta que mostra os termos mais populares buscados em um passado recente relacionados ao assunto desejado – apresentando gráficos e informações personalizadas.

2. 46 graus

Ter um canal próprio para mostrar o seu trabalho é fundamental dentro de uma estratégia de marketing digital para fotógrafos. Entretanto, muitos profissionais ficam perdidos no momento de criar um site, pois várias ferramentas requerem conhecimentos sobre programação.

O 46 graus é uma alternativa para quem busca criar um site incrível e mostrar ao público todo o seu portfólio online. A ferramenta é voltada para profissionais da fotografia e reúne diversas funcionalidades para criar uma página com a sua cara, incluindo templates otimizáveis para fotógrafos, blog e uma loja virtual.

3. Desygner

A produção de conteúdos atrativos para o seu público é um dos pilares do marketing digital para fotógrafos. Esses conteúdos permitem que você seja encontrado mais facilmente, cria uma boa reputação no mercado e eduque o seu público. Quanto melhor for a percepção em relação à sua marca, mais fácil será atrair novos clientes.

O Desygner é uma ferramenta que auxilia no processo de criação de conteúdos gráficos. São mais de 5.000 templates prontos que podem ser facilmente personalizados para criar artes de anúncios, banners, capas para Facebook, modelo de orçamento, cartões de visita, postagens em mídias sociais, entre outros.

4. Buffer

Você precisa marcar presença nas redes sociais para ampliar a visibilidade sobre o seu trabalho e gerar engajamento com o público. Porém, muitas vezes se torna complicado gerenciar vários perfis nas redes sociais sem que isso afete o restante  do seu trabalho, não é?

Foi para solucionar esse problema que foi criado o Buffer. Essa ferramenta permite que você gerencie todas as suas redes sociais em um só lugar, além de reunir funcionalidades de agendamento de postagens e análise do desempenho obtido.

5. Google Optimize

Você já ouviu falar dos testes A/B? Essa é uma ótima estratégia para realizar testes na internet e descobrir quais são os melhores caminhos a serem seguidos. Será que é melhor utilizar uma legenda curta ou longa? A arte que você criou fica melhor com o fundo branco ou colorido?

Essas pequenas diferenças podem impactar nos resultados alcançados com as suas ações na internet. O Google Optimize é uma ferramenta desenvolvida pelo Google para que você possa realizar testes e monitorar os resultados – descobrindo quais são as melhores formas de engajar o seu cliente.

Está pronto para investir no marketing digital para fotógrafos?

Com o uso das ferramentas corretas se torna mais fácil colocar em prática a sua estratégia de marketing digital, não é? Você pode poupar tempo e recursos ao aproveitar essas ferramentas que automatizam diversas rotinas e possibilitam alcançar resultados ainda melhores.

Você gostou das 5 ferramentas para começar a investir no marketing digital para fotógrafos? Então confira também o artigo Melhores redes sociais para um fotógrafo divulgar o trabalho!

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+
Leia também esses posts

Comentários

comentários