Por que o Instagram é o canal que mais atrai clientes para fotógrafos?

Por que se fala tanto em Instagram para fotógrafos? Com certeza você acha que deve haver algum motivo. Mas já conseguiu descobrir qual é? De tantas mídias que você já precisa administrar, como Facebook e seu site profissional, será mesmo que você também precisa investir tempo e dedicação no Instagram? A resposta é sim e eu já vou te explicar porque. 

Agora você vai entender de uma vez por todas, por que o Instagram é uma rede social chave para o profissional da fotografia atrair mais clientes, e como você pode tirar o máximo de proveito dela. 

Nesse artigo você vai aprender:

– Principais características do Instagram

– Vantagens em investir no Instagram

– Instagram para fotógrafos

Vamos começar entendendo essa rede social melhor. Já são quase 65 milhões de brasileiros usando o Instagram e esse é o primeiro motivo para você dar mais atenção para ela. 

O Instagram surgiu com o principal objetivo de compartilhamento de fotos, principalmente de profissionais da imagem e celebridades. A padronização dos tamanhos dos posts e a possibilidade de upload de imagens de alta qualidade torna a rede social uma verdadeira vitrine de muito bom gosto. 

Além de poder compartilhar imagens, existe um espaço para você descrever o seu perfil (a famosa bio = biografia) e campo para anexar um link. 

Além do tradicional feed, também existem outros locais para compartilhar conteúdo:

– Stories: conteúdo na vertical que fica disponível para os usuários por apenas 24 horas;

– IGTV: vídeos na vertical ou horizontal de até 10 minutos.

A rede conta com três tipos de perfil: pessoal, comercial e produtor de conteúdo. Na conta comercial, você pode obter informações detalhadas sobre as pessoas que te seguem, sendo esse mais um motivo para você reconsiderar o Instagram como sua principal estratégia de marketing. 

Os usuários do Instagram já estão preparados para interagir com fotos e imagens, o que os tornam uma audiência mais interessante para o profissional da fotografia. 

Além disso, de acordo com os relatórios da própria rede, os acessos são muito maiores em horários de ócio do usuário (refeições, descanso, lazer) e por isso a venda se torna ainda mais eficaz. 

Conforme o Instagram foi se posicionando mundialmente como a segunda rede social mais usada, ela foi se adaptando às necessidades do usuário e principalmente das empresas, aumentando as possibilidades de monetizar e fazer anúncios. 

E para o usuário, diversas ferramentas de interação (stickers), filtros e efeitos para tornar o conteúdo dos stories ainda mais interessantes e engajáveis. 

Instagram para fotógrafos: 4 ideias para captar clientes pelo Instagram

Agora que você já sabe quais são as principais funcionalidades do Instagram e quais são as vantagens de usá-la no seu negócio de fotografia, vamos falar sobre as especificidades que a torna tão eficaz para você, fotógrafo

1 – Engajamento

Você tem uma coisa preciosa nas mãos e não está sabendo usar: seus clientes. Leve seus clientes a engajar com você online! (Ciente por conceito é quando a pessoa compra. seria audiência. Tudo bem?

Quanto mais engajamento acontece nas primeiras horas de um post, mais o Instagram entrega a foto para mais pessoas. O segredo é compartilhar o seu trabalho marcando o cliente e todos os envolvidos na produção, além de localização. As pessoas marcadas engajarão com seu post bem rápido e isso causará um aumento do alcance. 

2 – Interação

Você pode interagir com seus seguidores e de quebra fazer com que eles interajam com seu conteúdo, fazendo enquetes, testes e abrindo a caixa de perguntas. Por exemplo: nos stories, faça um post com a foto antes e depois do tratamento, e inclua uma enquete para saber qual delas seus seguidores gostam mais. Essa interação também aumenta muito o alcance. 

3 – Descubra

Você pode usar os posts do seu trabalho para descobrir quem está nesse momento procurando por esse serviço. Ao publicar uma foto, pergunte para o usuário se ele quer uma foto como essa e prometa um desconto (um mimo) para as primeiras pessoas que comentarem. Você pode fazer diversas variações dessa ideia. 

4 – Venda

Invista tempo em se relacionar com seus seguidores, respondendo todos os comentários e mensagens que receber. Isso fará com que seu perfil seja reconhecido como um verdadeiro canal de vendas onde todos podem tirar dúvidas e fazer pedidos. 

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Esse artigo surgiu de uma dúvida publicada no meu grupo de Marketing para Fotógrafo no Facebook. Criei esse grupo para entender melhor suas dificuldades e ajudar com conteúdo gratuito e de valor. 

Quer participar desta comunidade incrível? Clique aqui e solicite sua entrada!

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Um abraço,

Silvia Martins.

até a próxima

Silvia

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