Guia de Marketing para Fotógrafos Instagram: 6 passos básicos

Entre tantos recursos digitais disponíveis atualmente, sem dúvida, Marketing para Fotógrafos Instagram é indispensável para quem quer e precisa estabelecer a sua marca no segmento da fotografia.

É cada vez maior o número de profissionais que buscam as redes sociais para divulgar o seu trabalho e atrair novos clientes. Entretanto, nem todos os fotógrafos conseguem realmente alcançar resultados satisfatórios.

Alguma vez você já teve a impressão de que as pessoas que acompanham as suas postagens não estão realmente interessadas nos seus serviços? Você publica uma foto do seu último ensaio e, com sorte, consegue gerar dezenas de curtidas – mas grande parte delas é de amigos e familiares, ou de pessoas que nunca irão contratar os seus serviços. Isso não representa resultados reais.

Com uma boa estratégia de marketing para fotógrafos Instagram é possível aperfeiçoar as suas ações na internet, com postagens que seguem um planejamento e conseguem impactar o público certo. Não basta estar presente nas redes sociais, é preciso saber como usá-las a favor do seu negócio.

Por que investir nas redes sociais?

Empresas e profissionais de todos os segmentos investem em mídias sociais para executar ações de marketing digital.

Para entender a relevância das redes sociais na sua estratégia de comunicação digital é importante você conhecer o tamanho e o poder das mídias sociais, especificamente as de apelo visual, como é o caso do Instagram, Pinterest e Youtube:

  • Segundo estudo Social Media Trends 2017 as empresas usam as mídias sociais para divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%);
  • Mais de 80% dos vídeos que aparecem nas buscas orgânicas do Google são do Youtube – o que é um grande atrativo para ampliar a visibilidade sobre a empresa (Searchmetrics);
  • De acordo com a revista Fortune, os usuários do Instagram são 2,5 vezes mais propensos a clicarem em anúncios do que os usuários de outras redes sociais;
  • O Pinterest possui uma média de 100 milhões de usuários ativos e cerca de 2 bilhões de pesquisas são realizadas todos os meses (Kissmetrics);
  • 30% dos usuários compraram algo que conheceram através do Instagram, segundo dados do Yotpo;
  • 76% das pessoas usam seu feed do Facebook para encontrar conteúdo interessante. (Hubspot);
  • 68% dos usuários do Instagram se envolvem com marcas regularmente (Selfstartr).

A importância das mídias sociais para os fotógrafos

Os fotógrafos estão entre os profissionais que podem tirar proveito de todas as oportunidades criadas pelas redes sociais. Em vez de divulgar o seu trabalho com ações fora da internet ou manter apenas um website, é possível ampliar a visibilidade sobre o seu trabalho com o uso adequado das melhores mídias sociais.

Imagine que você publique algumas fotografias inspiradoras de um casamento no Instagram. Essa simples ação pode gerar um grande engajamento do público, fazendo seu post ganhar visibilidade por meses, melhorando a percepção da sua marca, ampliando a sua audiência e aumentando a chance de receber contatos de potenciais clientes.

Profissionais da fotografia possuem uma vantagem especial em relação às empresas de outros segmentos: a facilidade de explorar o apelo visual. Em redes sociais com grande foco nas imagens, como o Instagram, fica mais fácil conquistar uma boa reputação online e, consequentemente, mais clientes.

Passos básicos de marketing para fotógrafos Instagram

Segundo dados levantados pela Selfstartr, o Instagram tem 58 vezes mais engajamento por seguidor do que o Facebook. Isso significa que basta aplicar a estratégia correta de Marketing para Fotógrafos Instagram para que você colha resultados positivos.

Veja como aproveitar os recursos oferecidos por esse canal:

1. Foque sempre no seu cliente

Essa dica vale não só em uma estratégia de marketing para fotógrafos Instagram, mas para todas as ações desenvolvidas na internet: tenha sempre foco no seu cliente. De nada adianta publicar fotografias lindas se esses conteúdos não geram engajamento, não é? Você precisa pensar no que o seu público gostaria de ver na sua timeline.

2. Elabore um calendário editorial

Uma das grandes falhas dos fotógrafos que utilizam o Instagram é a falta de um bom planejamento de publicações.

Você posta 3 fotos hoje, 2 amanhã e depois passa duas semanas sem publicar nada? Essa é uma prática que pode acabar com os seus resultados.

Elabore um calendário editorial para planejar os conteúdos a serem publicados e mantenha uma frequência. Essa consistência ajuda a manter a sua marca sempre próxima do cliente, criando uma percepção positiva.

3. Explore a ferramenta Stories

Além da publicação de imagens no seu feed, o Instagram também permite o uso das Stories – que são conteúdos que ficam disponíveis apenas por 24 horas. Essa é uma ótima ferramenta para interagir com seu público e humanizar a sua marca.

É possível utilizar as Stories para compartilhar alguns momentos do seu dia a dia, os bastidores do seu trabalho ou até mesmo mostrar um pouco da sua vida pessoal. A afinidade criada com o público certamente será um fator decisivo no momento de contratar um fotógrafo.

4. Use corretamente as hashtags

O uso das hashtags é um recurso que pode trazer muitos benefícios dentro de uma estratégia de marketing para fotógrafos Instagram – ampliando a visibilidade das suas publicações e gerando mais engajamento.

Confira algumas boas práticas para tirar o máximo proveito das hashtags:

  • Use apenas hashtags relevantes, buscando ser específico para o seu nicho;
  • Procure utilizar apenas 5 hashtags por publicação;
  • Utilize hashtags nas suas Stories;
  • Testes diferentes hashtags;
  • Varie as hashtags utilizadas.

5. Facilite a vida dos seus seguidores

O seu objetivo deve ser sempre facilitar a vida dos visitantes do seu canal no Instagram, entregando logo as informações mais procuradas. Portanto, mantenha a sua bio arrumada e atualizada com os dados básicos: localização, e-mail para contato, website e uma breve descrição, explicando o que você faz e qual é o seu próposito.

6. Encontre o timing perfeito

Fazer publicações nos momentos certos é uma boa forma de ampliar os resultados obtidos com o marketing para fotógrafos Instagram. Para isso, é importante realizar testes para medir os resultados alcançados com postagens em diferentes horários do dia e também para encontrar a frequência ideal para postagens.

E então, você gostou dessas dicas de marketing para fotógrafos Instagram? Se você deseja ampliar a presença da sua marca na internet, confira também o artigo 7 razões para o fotógrafo usar o marketing digital!

até a próxima

Silvia

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