Erros de estratégia na fotografia que você não pode cometer

Os fotógrafos cometem uma série de erros de estratégia no seu negócio de fotografia, que pode comprometer os resultados obtidos. Mesmo os profissionais que possuem uma ótima técnica e surpreendem o público com lindas fotografias podem ter o seu negócio de fotografia comprometido por falta da estratégia.

Nós como fotógrafos devemos enxergar a sua atividade como se fosse uma empresa. Ou seja, não basta simplesmente tirar algumas fotos e esperar que a fama bata a nossa porta.

É preciso dar atenção a diversos outros aspectos – como o atendimento ao cliente, marketing, gestão financeira, organização das atividades, planejamento para o futuro, entre outros. E é exatamente nesses aspectos que aparecem a maior parte dos equívocos.

Será que você comete algum dos erros de estratégia na fotografia mais comuns? Confira neste artigo e não desanime: é sempre tempo de corrigi-los.

1. Não ter um planejamento

Uma carreira de sucesso não é construída por acaso. Um bom planejamento de longo prazo é fundamental para que você alcance os seus sonhos dentro da profissão. Por isso, comece a pensar desde agora onde você deseja chegar e trabalhe diariamente para se aproximar desse objetivo.

2. Tentar atender todos os públicos

Um dos maiores erros de estratégia na fotografia é tentar atender a todos os públicos. Dificilmente um fotógrafo será muito bom fotografando newborn, casamentos, fotos publicitárias e cobrindo eventos. É necessário se especializar em apenas um nicho de atuação para que você se torne referência naquela área – aperfeiçoando a sua técnica e atraindo o público segmentado.

3. Subestimar os custos da fotografia

A fotografia é uma atividade de prestação de serviço que não necessita da compra de mercadorias para revenda ou de matérias-primas, não é? Entretanto, isso não significa que os custos sejam baixos. Um ensaio envolve o transporte ao local, utilização de equipamentos, edição das imagens, álbum, auxiliares – além de todas as despesas fixas que viabilizam a atividade.

4. Fotografar de graça para os amigos

Fotografar de graça tem dois grandes problemas: você não recebe pelo seu serviço e atinge um público que não está realmente interessado na qualidade do seu trabalho. Portanto, evite ao máximo esse tipo de operações – exceto se você ainda estiver montando o seu portfólio (momento no qual também é preciso ter estratégia).

5. Não dar valor aos clientes é um dos erros de estratégia na fotografia

Os clientes são o que você tem de mais valioso. Sendo assim, procure valorizar cada um deles e se esforce para entregar uma experiência que vai além das suas expectativas. Dê atenção a todos os aspectos dessa relação – desde o primeiro atendimento até o pós-venda.

6. Ficar apegado demais à técnica

É claro que a técnica é fundamental e diferencia os melhores fotógrafos. Entretanto, é preciso equilibrar a busca pela técnica com a satisfação e os gostos do cliente, sempre buscando superar a sua expectativa. O fato é que temos que ponderar o quanto já temos a “foto perfeita” versus o quanto o cliente do outro lado está disposto a repetir determinada cena. Não podemos “sacrificar” ou exigir do cliente algo que ele não consegue.

7. Descuidar dos equipamentos básicos

Imagine o caos que seria perder um cartão de memória com fotografias de clientes, ou, então, chegar a um evento sem os seus equipamentos de iluminação. O descuido com os equipamentos básicos para o desempenho da fotografia pode comprometer o seu trabalho e criar uma má fama entre o público – sem contar que é uma falta de responsabilidade profissional, e um dos erros de estratégia na fotografia mais difíceis de reverter.

8. Não estar presente na internet

Outro dos grandes erros de estratégia na fotografia é não saber divulgar o seu trabalho nos locais corretos. É na internet que grande parte do seu público está, não é?

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para aumentar a visibilidade sobre o seu trabalho e conquistar novos clientes – como um site próprio, e-mail marketing e as mídias sociais.

Quais desses erros de estratégia na fotografia você está cometendo? Gostou das dicas apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima. 

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+
Leia também esses posts

Comentários

comentários