5 Equipamentos que todo fotógrafo precisa ter no início da carreira

O fotógrafo no início da carreira precisa lidar com vários desafios, e um deles é a escolha dos equipamentos. 

Se nos tempos áureos da fotografia bastava uma câmera na mão e muito talento, hoje o excesso de opções de equipamentos deixa muito fotógrafo confuso. 

É importante ressaltar que um bom fotógrafo não se faz só de equipamentos, e nem só de talento. É preciso buscar o equilíbrio e encontrar os equipamentos certos que tornem mais fácil a execução das técnicas que você já domina. 

Antes de conferir a lista de equipamentos que todo fotógrafo iniciante precisa ter, lembre-se da importância de investir no seu conhecimento teórico, técnico e prático. Eu posso te ajudar nesse processo através da AULA GRATUITA: COMO COMEÇAR O SEU NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA. Você pode se inscrever clicando aqui

Vamos aos equipamentos? 

1 – Câmera DSLR

Tudo começa por aqui. Uma boa câmera DSLR, além de possuir configurações avançadas possibilita a troca de lentes, utilização de acessórios como lentes, flash e microfone. 

As marcas favoritas são Canon e Nikon, mas é válido lembrar que existem outras marcas que também possuem ótimos produtos, como Sony e Fujifilm. O importante é pesquisar bastante antes de tomar sua decisão. 

A Câmera DSLR, na grande maioria das vezes, dependendo do lugar que você comprar, já vem com uma lente padrão, que costuma ser a 18-55mm. É uma lente coringa, que te ajudará a desenvolver seu trabalho, mas não demorará muito para você sentir a necessidade de ter outras lentes que trabalham melhor em alguns ambientes. 

2 – Lente 50mm 1.8

A lente 50mm 1.8 possui alta abertura, permitindo fotografias em ambientes de baixa luminosidade. Além disso, tem boa profundidade de campo, resultando em fotos com desfoque de fundo com grande qualidade. É uma lente fácil de encontrar e com a opção de manual ou automática. Além de ter um ótimo custo x benefício. Claro que se você tiver verba disponível e queira investir um pouco mais, você pode partir direto para 1.4.

3 – Bateria e cartão reserva

Parece óbvio, mas é tão importante que não poderia ficar fora da lista. Todo profissional precisa ter em mãos uma bateria reserva e também pelo menos mais que um cartão reserva para possíveis emergências. Mas o cartão extra não é para o backup, para isso você precisa de um HD externo ou um bom serviço de nuvem. 

4 – Flash 

O Flash não é exclusivo para quem trabalha em ambientes noturnos ou estúdio. É interessante aprender a utilizar o Flash  também em ambientes diurnos e externos, pois nem sempre a luz natural é o suficiente para a composição de uma fotografia. Saber utilizar a luz natural e usar o flash como apoio para o preenchimento de espaços tornará sua foto ainda mais profissional. Vale ressaltar, também que, o uso do flash no externo vai de encontro com o estilo de fotografia que você pretende fazer.

5 – Mochila e alça

Por mais que o seu equipamento fotográfico possa ser resistente, não é bacana carregar tudo solto numa mochila ou bolsa comum. Além de não ser seguro, pode causar danos aos equipamentos e também dificuldade na hora de manusear tudo. 

Por isso, invista numa mochila própria para fotógrafos, que possui todas divisórias necessárias para dispor a câmera, lentes, e tudo mais. A Alça também é um ótimo investimento, principalmente por questão de segurança na hora de fotografar. 

BÔNUS: Saca só essas dicas de direção para ensaio para fotógrafos iniciantes que separei em outro artigo: http://silviamartinspro.com.br/fotografo-iniciante/

Gostou das dicas? 

Não se esqueça de se inscrever para a AULA GRATUITA: COMO COMEÇAR O SEU NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA. Você pode se inscrever clicando aqui

 

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários