Informações Úteis
Locais já realizados: São Paulo | Rio de Janeiro | Caxias do Sul | Curitiba | Belo Horizonte | Maringá | Vitória | Londrina | Natal | Porto Alegre | Floripa | Brasília
aproximadamente 8 horas
ONLINE | VIP

Toda e qualquer empresa, de micro, pequeno, médio ou grande porte precisa fazer um Plano de Marketing . Especificamente no nosso segmento, a fotografia, algumas questões sobre o negócio, como marketing, ficam em segundo plano e isto não é nada bom. Afinal, além de atuar como fotógrafos, precisamos ter conhecimento do mercado para administrar bem nosso negócio, como empreendedores. 

  • Tenho problemas em fechar orçamentos. Divulgo o meu trabalho e não tenho resultado. Não sei qual propaganda traz mais retorno para o meu negócio.
  • Tenho paixão pela fotografia, mas não tenho lucro. Nem sei o que é salário e o que é lucro.
  • Tenho dificuldade em atrair o cliente certo. Quando atraio, ele não efetua a compra.
  • Não sei qual imagem estou passando no mercado, mas na verdade não sei bem qual é a imagem quero transmitir para agregar valor ao meu trabalho.

Essas afirmações fazem parte do seu cotidiano?

Eu já passei por isto e sei que com um bom planejamento, você conseguirá reverter este quadro. Eu atuo no mercado fotográfico há e, com toda a minha bagagem, também achei difícil ter uma empresa organizada, com movimentação de clientes e fluxo de caixa.
Ao imaginar quantos dos meus colegas de profissão já se sentiram igual a mim ou estão passando pelos mesmos desafios que eu passei.
Foi por isto que, há 5 anos, eu elaborei a Oficina de Marketing, com o objetivo de ajudar o nosso segmento a se planejar para conquistar resultados efetivos, porque sabemos que a arte de fotografar é só uma parte da empresa.

Fazer um plano de marketing é

  • Entender o mercado e o consumidor;
  • Criar um posicionamento de mercado, para o SEU público-alvo;
  • Desenvolver estratégias para evitar clientes que buscam apensas preço;
  • Elaborar processos estruturados para captação de clientes.

Tudo isto e muito mais! Ainda que a empresa esteja financeiramente saudável, é necessário fazer o Plano de Marketing todo ano para construir uma marca forte no mercado, conquistar mais clientes e manter mais clientes.

Como funciona?

De uma forma bem didática, a oficina de marketing acontece em duas etapas:

Tarefas de Casa

Ao se matricular você vai receber uma lista de exercícios abrangendo mercado / branding / público-alvo / concorrência, mais os exercícios da apostila para que você possa desenvolver seu plano de marketing.

Presencial

Você terá um encontro vip comigo, por skype, para falarmos sobre a imagem que você transmite para o seu público-alvo comparada ao seu posicionamento que você gostaria de ter. Aqui, eu vou analisar o seu trabalho e sua presença online, de acordo com sua estratégia de marca, para identificar oportunidades de melhoria e sugerir mudanças.

Pontos Abordados

  • Sua marca condiz com o seu posicionamento de mercado? O que o consumidor enxerga na sua empresa?
  • Como precificar corretamente o trabalho para ter lucro e ainda ser competitivo no mercado?
  • Quais clientes você quer atender e como fazer para atraí-los?
  • Onde você quer chegar com sua empresa e como chegar?
  • Qual valor agregado em seus produtos e serviços?
  • Como mudar o seu mindset de vendas?

Lembre-se

Antes de ser fotógrafo, você também precisa cuidar dos aspectos da gestão empresarial do seu negócio. Não basta fazer fotos lindas! Isso é essencial, mas trabalhar estrategicamente é o primeiro passo para sair na frente.


Veja como foram as edições anteriores



Veja as próximas edições