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Toda e qualquer empresa, seja micro, pequeno, médio ou grande porte precisa fazer um plano de marketing para seu negócio. Trazendo para o nosso segmento: a fotografia, algumas questões sobre o negócio e marketing, ficam em segundo plano e isto não é nada bom, porque além de sermos fotógrafos precisamos de uma gestão e conhecimento do mercado/consumidor resultando em alguns questionamentos como:

  • Tenho problemas em fechar orçamentos. Divulgo o meu trabalho e não tenho resultado? Não sei qual propaganda traz mais retorno.
  • Tenho paixão pela fotografia, mas não tenho lucro. Nem sei o que é salário e o que é lucro.
  • Tenho dificuldade em atrair o cliente certo, e quando atraio não efetua a compra.
  • Não sei qual imagem estou passando no mercado, mas na verdade qual imagem quero passar para agregar valor ao meu trabalho.

Estes e muitos outras afirmações/questionamentos estão presentes no nosso dia-a-dia.

Eu já passei por isto, e sei que com um bom planejamento, você conseguirá reverter este quadro. Faz 6 anos que estou no mercardo fotográfico e com toda a minha bagagem achei difícil ter uma empresa organizada, com fluxo de caixa e de clientes.
Fiquei imaginando, o quanto dos meus colegas de profissão não se sentiram igual a mim ou estão passando pelas mesmas que eu, em momentos diferentes!
Foi por isto, que há 4 anos elaborei a Oficina de Marketing, com o objetivo de ajudar o nosso segmento a se planejar para conquistar resultados efetivos, porque sabemos ao longo da nossa caminhada que fotografar é só uma parte do que temos que abraçar como empresa.

Fazer um plano de marketing é

  • Se posicionar no mercado perante o SEU público-alvo.
  • É fugir dos clientes que querem somente preço.
  • Traçar estratégias no processo de captação de clientes.
  • É traçar estratégias para posicionamento da marca, ou seja, como ser visto pelo cliente.
  • É olhar atentamente para o mercado e traçar estratégias embasadas e assertivas.

Tudo isto e muito mais! Mesmo que a empresa esteja saudável financeiramente, ela deve fazer este plano todo o ano para conquistar mais clientes, fidelizá-los e ter uma marca forte no mercado para que o cliente escolha a sua empresa e não seu concorrente!

Como funciona?

De uma forma bem didática, a oficina de marketing acontece em duas etapas:

Tarefas de Casa

Ao se matricular você vai receber uma lista de exercícios abrangendo mercado / branding / público-alvo / concorrência.

Presencial

Nos dois dias vamos usar todos os exercícios e mais os exercícios da apostila para que você possa desenvolver seu plano de marketing com minha ajuda.

Pontos Abordados

  • Onde você quer chegar com sua empresa e como chegar.
  • Descobertas de quais clientes você irá trabalhar e como fazer para atraí-los através de estratégias.
  • Qual valor agregado em produtos e serviços.
  • Sua marca condiz com o seu posicionamento de mercado? O que o consumidor enxerga na sua empresa.
  • Como precificar corretamente para ter lucro e ainda ser competitivo no mercado.

Lembre-se

Além de ser fotógrafo, você também tem que cuidar da sua empresa nos aspectos de gestão empresarial. Não basta fazer fotos lindas! Isto ajuda, mas trabalhar estratégias é o primeiro passo para sair na frente.


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