Encontre seu nicho na fotografia

Ah, a fotografia! Essa arte de eternizar momentos que nos encanta, mas que pode deixar muitos em dúvida em início de carreira. Afinal, são tantas áreas que podemos nos identificar que fica um pouquinho difícil saber pra que lado seguir. Vou dar algumas dicas para que essa tarefa de achar o seu lugar no mercado seja mais fácil e prazerosa de fazer.

Nós fotógrafos geralmente começamos clicando tudo o que aparece como job ou como curiosidade. Afinal, treinar o olhar, saber o setup ideal para cada momento é imprescindível, porém não dá para ficar apenas no modo “geral”, até porque não mostra seu total potencial. O mercado cobra especialização da maioria das áreas e não é diferente em nosso ramo.

Uma das dicas mais claras para mim é buscar pelo o que você já se sente encantado na área. Não é uma regra, mas com certeza ajuda muito, pois pesquisar, estudar e investir em equipamentos para fazer o que você não curte e que deverá focar quase 100% do tempo, não dá certo. Fotografar não é só clicar com foco e pronto. Você tem que sentir, perceber e fazer o clique perfeito de um momento que não vai acontecer novamente do mesmo jeito. Tenha isso sempre em mente.

Faça uma lista de afinidades dos segmentos que mais chamam a sua atenção. Busque informações e experiências dos profissionais que já atuam nesses segmentos e absorva as informações que eles vão fornecer.

Participe de feiras e eventos voltados para essas áreas e descubra quais são os pontos altos e baixos para conseguir visualizar como será sua atuação, o que poderá fazer diferente para se destacar no mercado que tem haver com você.

E tente ir para a prática! Procure oportunidades de ser assistente em algum evento, faça parceria com alguma marca que precise fotografar seus produtos, chame os familiares para uma reunião e treine seu olhar para pequenos gestos e acontecimentos daquele momento… e assim vai!

Com isso, você se descobre na área, pode trazer algo novo e conquistar o seu lugar no mercado que cada dia mais cobra algo novo da gente. Mas nunca se esqueça de fazer por prazer, por querer viver seu sonho.

Espero que essas pequenas dicas ajudem você a trilhar seu caminho na fotografia. Conte sua experiência também, aqui nos comentários! Vou adorar conhecer sua história e como foi essa tomada de decisão tão importante.

Quero te convidar para participar do workshop gratuito que vai te ajudar também neste processo. Para saber um pouco mais e se inscrever acesse: www.meunegociodefotografia.com.br 

 

 

 

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários