Negócio na crise: saiba como driblar

O seu negócio também pode ser vítima da crise em tempos de tantas mudanças econômicas para todas as classes sociais do país. O profissional autônomo, o profissional liberal e empreendedores precisam ter ainda mais jogo de cintura para driblar a crise já que sua renda depende exclusivamente do desempenho do seu serviço.

É por isso que recebo tantas mensagens em minhas redes sociais sobre o que fazer para não falir, não deixar as vendas caírem, não baixar muito seu faturamento durante esse período. 

No artigo dessa semana, trago para vocês 7 dicas que vão te ajudar a amenizar os efeitos da crise ou até mesmo vencer ela e poder seguir com o seu negócio sem perdas. É uma mistura da minha experiência como profissional da fotografia, profissional do marketing e professora. Confira:

1 – Gerir melhor seu negócio 

A gestão está, em regra, ligada aos números de um negócio, ou seja, o lucro, custos, despesas, etc. Uma das formas de diminuir gastos e aumentar o lucro sem mexer nos preços dos seus produtos e/ou serviços ou no cenário do seu negócio é reestruturar a gestão da empresa. Colocar tudo na ponta do lápis, fazer cortes e remanejamentos é vital nesse momento de crise.

2 – Investir em conhecimento

Existe uma frase muito comum entre profissionais de autodesenvolvimento que é assim: o sucesso está depois daquela habilidade que você ainda não aprendeu.

Seja habilidade técnica ou comportamental, nossas dificuldades sempre estarão relacionadas a falta de conhecimento em algo. Esse algo pode ser resolvido com muito estudo, busca por informação, treinamento e prática. 

O passo mais importante, talvez, seja reconhecer as habilidades que te faltam para crescer o seu negócio ou mesmo vencer a crise. 

3 – Aumentar o valor do seu produto ou serviço 

Aumentar o valor não tem o mesmo significado de aumentar o preço do que você vende. O valor é a percepção que o cliente tem daquilo que ele está comprando. Em outras palavras, é a importância que ele dá para aquilo e o peso que tem na vida dele. Quanto mais valor você agregar ao que você vende, menos objeções aparecerão na hora da venda.

Nesse outro artigo você pode conferir ideias diferentes para aumentar o leque de produtos do seu negócio também: http://silviamartinspro.com.br/produtos-fotografia-oferecer-seu-trabalho/

4 – Invista em novos públicos

Às vezes o público que você alcança satura. Isso, depende muito do potencial do seu marketing. Depender só do marketing de boca a boca, por exemplo, criará a sua área de alcance bem limitada. O mesmo acontece se o seu marketing é apenas offline. 

Outra forma de atingir novos públicos é apresentar novos serviços e oferecer pacotes diferentes. 

5 – Trabalhe a comunicação de sua empresa

Durante a crise, é essencial estreitar laços e promover uma maior aproximação com o público. É natural os consumidores se sentirem inseguros diante dessa situação. Portanto, reforce a confiança de seu target. Aposte em um diálogo mais empático. Busque se apresentar diante de seu público de forma mais frequente e aberta. Demostre também, sua preocupação em trazer esclarecimentos e mantenha a qualidade de seu produto/serviço. Por fim, se certifique de estabelecer uma maior conexão com seu cliente, e faça dele seu aliado! 

6 – Tenha sempre novidades

Já ouviu falar no “efeito manada?”. Muitas pessoas deixam de comprar em algum lugar quando percebe que o movimento caiu, em outros termos, que a pessoa não tem agenda lotada e que suas vendas vão mal. Quando você se mantém ativo e oferece novidades com periodicidade para seus clientes e novos clientes, a imagem que se passa é de um negócio bem colocado no mercado.

7 – Faça parcerias

Uma forma interessante de alcançar novos públicos, oferecer serviços diferenciados e pacotes exclusivos é promovendo parcerias com outros profissionais. A divulgação é recíproca, ambos saem ganhando. Como resultado disso, o cliente fica feliz por poder contar com algo novo. 

Eu tenho um convite para você! 

Se você quer aprender aprender a fazer tudo isso e ainda dominar as vendas do seu negócio, entre em contato comigo clicando aqui para eu te apresentar uma oportunidade única. 

até a próxima

Silvia

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