Como dirigir um ensaio fotográfico de forma natural

Sempre me perguntam como dirigir um ensaio fotográfico de forma natural. Já vou escrever já que a técnica não é tudo! Você pode ter feito milhões de cursos e ainda assim sentir certa dificuldade. São muitos os fatores que podem te amedrontar ou mexer com a sua segurança quando precisa encarar, com uma câmera na mão, o seu cliente, certo?
E tudo o que você aprendeu pode “desaparecer” quando você se sente assim. Por isso, é importante dominar esses sentimentos para que você possa fazer o que ama: fotografar!

E o resultado das fotos vai depender dos seus estímulos e do quanto você consegue envolver o fotografado na cena. É uma baita responsabilidade, não é?

O mais importante quando se fotografa é prestar atenção no quanto o seu cliente está à vontade e evitar ao máximo deixá-lo desconfortável. É natural que algumas pessoas fiquem “travadas” quando estão sendo fotografadas, e pedir a ela para “agir naturalmente” pode ser pior.

O seu objetivo deve ser capturar o melhor daquele momento sem que a pessoa perceba, fazendo comentários que a façam sorrir e ser tão espontâneo quanto você deseja que ela seja!

Dar espaço para o seu cliente agir com naturalidade deve ser algo… normal! Algumas cenas não combinam com certos tipos de casais e famílias, por isso tanto a fotografia lifestyle com a documental tem como objetivo capturar a essência daquele cotidiano gerando um resultado que seja a cara daquele grupo de pessoas fotografadas. A fotografia lifestyle se difere da documental pela interferência na cena, posicionamento as pessoas, ações, etc.. Mas este assunto eu vou abordar em outro post.

Distrair o seu cliente mexendo com a sua imaginação e pedindo que ele (a) interaja com o ambiente em que está sendo fotografado é uma maneira de desenvolver o ensaio de maneira segura e espontânea, principalmente no caso de crianças. Outra forma interessante de desenvolver confiança é mostrar o resultado de algumas fotos na hora.

No caso de ensaios externos, é importante que você  se resguarde, conhecendo com antecedência o local e analisando-o em diferentes horários. Isso te dará mais segurança na hora de encontrar com os seus clientes. Este ensaio de gestante fiz em uma fazenda e para tirar o maior proveito do local com os meus clientes eu fui na semana que antecedia o ensaio para conhecê-la melhor. Clique aqui para ver.

Fora isso, ter um tempinho de concentração antes dos ensaios e uma dose de autoconfiança e pensamentos positivos podem fazer a diferença no seu momento. Lembrar o profissional que você é e focar no resultado que você deseja são aquelas receitas que nunca envelhecem também.

Anote as dicas para saber como dirigir um ensaio fotográfico de forma natural:

  1. Deixe o cliente mais à vontade.
  2. Deixe o cliente agir naturalmente.
  3. Mostre o resultado de uma foto.
  4. Conheça o local antes.
  5. Tenha o pensamento positivo sempre.

Qual sua maior dificuldade na hora de dirigir um ensaio? Quero saber e te ajudar!

 

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+
Leia também esses posts

Comentários

comentários