8 coisas que você não sabe sobre sites de fotógrafos profissionais

Você sabe o que explica o sucesso dos sites de fotógrafos profissionais?

Muitos profissionais que começam a dar os seus primeiros passos no marketing digital não conseguem entender por que alguns sites geram um tráfego tão grande enquanto outros parece não serem notados pelo público. Você já se perguntou por que isso acontece?

A verdade é que existem diversos aspectos que contribuem para que os sites de fotógrafos profissionais sejam notados na internet – mas muitos desses aspectos passam despercebidos em um primeiro momento. É necessário conhecer as boas práticas que contribuem para o sucesso de uma página profissional.

Neste artigo veremos 8 coisas que você não sabe sobre sites de fotógrafos profissionais. Confira.

Referências da fotografia na internet

O site é o canal mais importante na presença digital de uma empresa ou de um fotógrafo profissional. O que não faltam são ótimos exemplos de profissionais de sucesso que alcançaram grande prestígio explorando essa ferramenta digital.

Entre esse exemplos de dos maiores e melhores sites de fotógrafos espalhados pelo mundo estão Steve McCurryTwo Mann e Gabe Mcclintock. Note como a navegação flui de uma forma muito natural e é possível perceber a qualidade dos seus trabalhos em poucos segundos. Além disso, você consegue facilmente encontrar todas informações úteis sobre os fotógrafos.

8 coisas que você não sabe sobre sites de fotógrafos profissionais

Você sabe quais são os aspectos importantes que fazem esses sites serem referência dento da fotografia? Separei 8 coisas que você não sabe sobre sites de fotógrafos profissionais que fazem toda a diferença no seu sucesso:

1. Identidade visual

A identidade visual é composta por todos os elementos que identificam a sua marca e ajudam a apresentar o seu trabalho ao cliente. Você já reparou como fotógrafos de família costumam utilizar cores mais claras e quentes enquanto fotógrafos documentais usam cortes mais escuras? Essas são representações do  estilo de cada profissional. Assim, a identidade visual deve respeitar o seu estilo  do fotógrafo.

Para os sites de fotógrafos profissionais, a identidade visual é um aspecto muito importante para gerar identificação entre o público. O esquema de cores, fontes, logotipo, disposição dos elementos e composição do layout são alguns dos aspectos que devem manter uma coerência para fixar a marca na memória visual dos clientes.

2. Usabilidade

Você já entrou em uma página da internet em que era muito difícil encontrar o links para as páginas que você procurava? Ou então um site com tantas informações na tela que era impossível assimilar? A usabilidade é um atributo fundamental relacionado à facilidade do visitante navegar pelo seu site.

Sites que são projetados para oferecer usabilidade geram mais confiança no público e aumentam o tempo de permanência dos visitantes – o que também contribui para fechar mais negócios. Veja alguns modos de melhorar a usabilidade da sua página:

  • Facilite o acesso às informações mais procuradas pelos visitantes;
  • Destaque apenas as informações que são realmente importantes;
  • Certifique-se de que todos os links funcionam corretamente;
  • Organize as informações de maneira clara e limpa;
  • Adote uma estrutura fácil de ser entendida;
  • Utilize conteúdos objetivos.

3. SEO

Você sabe por que alguns sites de fotógrafos profissionais aparecem entre os primeiros resultados do Google enquanto o seu aparece apenas na segunda página? A explicação para isso está na lógica utilizada pelos mecanismos de busca para ranquear os resultados – considerando uma série de fatores.

SEO é uma abreviação para Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) e é um conjunto de técnicas utilizadas para tornar um site mais relevantes do ponto de vista de buscadores. Entre os aspectos que influenciam no ranqueamento do seu site estão:

  • Geração de conteúdos relevantes;
  • Uso correto das palavras-chave;
  • Relevância das informações;
  • Experiência do visitante;
  • Uso adequado de links;
  • Uso de meta tags;
  • URL amigáveis.

4. Linkbuilding

Acabamos de falar sobre o uso adequado de links como uma das técnicas de SEO. Essa simples prática pode elevar consideravelmente a posição do seu site nos mecanismos de busca por conta da importância que os algoritmos dos mecanismos de busca dão para os links – considerando cada link externo como uma indicação para o seu site.

Para explorar o linkbuiding você deve buscar utilizar links internos e externos em meio aos seus conteúdos. Além disso, a quantidade de links de outros sites que levam ao seu blog também é muito relevante.

5. Conteúdo

São os conteúdos que colocam os sites de fotógrafos profissionais no mapa da internet. Quanto mais conteúdos de qualidade e relevantes para o seu público você gerar, maiores serão as chances de ser encontrado – aumentando o tráfego e criando uma ótima reputação no mercado.

Para acertar nas estratégias de produção de conteúdo você deve realizar algumas definições básicas: formato do conteúdo (texto, vídeo, áudio, infográfico, imagem, etc), os assuntos abordados, o tamanho das informações transmitidas, a frequência de postagem e buscar maximizar a qualidade.

6. Páginas fundamentais

Você sabe quais as páginas fundamentais para um site de fotografia? Se você reparar nos sites de fotógrafos profissionais que abordamos lá no primeiro capítulo e outros sites de empresas que exploram o marketing digital, verá que eles possuem alguns elementos básicos:

  • Descrição dos seus serviços e produtos;
  • Formulário para solicitar orçamento;
  • Botões para as redes sociais;
  • Depoimentos de clientes;
  • Página sobre o fotógrafo;
  • Amostras de trabalhos;
  • Página para contato;
  • Campo de busca;
  • Home page;
  • Blog.

A construção de todas essas páginas com as informações úteis e relevantes de forma organizada melhora a experiência do visitante e também contribui para um bom ranqueamento pelos mecanismo de busca.

7. Segurança

A segurança é um atributo fundamental para os sites de fotógrafos profissionais. Com tantos perigos na internet, nunca é demais reforçar a segurança para evitar ataques que poderiam prejudicar o seu trabalho, não é? Entre os cuidados que você pode tomar estão:

  • Usar senhas seguras (com variação entre caracteres e sem seguir padrões comuns);
  • Manter o anti vírus, firewall e outros softwares sempre atualizados;
  • Evitar clicar em links ou fazer o download de arquivos suspeitos;
  • Avaliar a segurança do servidor de hospedagem do seu site;
  • Instalar o protocolo de segurança HTTPS;
  • Utilizar a autenticação em dois-fatores;
  • Criar rotinas de backup.

8. Chamadas para ação (CTA)

Talvez você nunca tenha reparado de forma consciente, mas as páginas da internet estão repletas de chamadas para a ação – como “clique aqui para fazer um teste gratuito”, “deixe o seu comentário!”, “compartilhe essa publicação com os seus amigos”, “solicite agora o seu orçamento!”.

Essas chamadas para ação são muito importantes para que os seus visitantes não sejam passivos e realmente interajam dentro do seu site, seja para deixar um comentário, inscrever-se na lista de e-mail ou solicitar um orçamento. Procure sempre incentivar a ação dos usuários.

Acerte na construção do seu site e alcance os melhores resultados

Todas essas características marcantes dos sites de fotógrafos profissionais podem ser aplicadas no seu site para potencializar os seus resultados na internet. Uma página de sucesso certamente é um ótimo passo inicial para consolidar o seu nome entre o público da fotografia.

Você já sabia a importância do seu site dentro de uma estratégia digital? Se você deseja aprender mais sobre o assunto, confira também o artigo Por que o site responsivo para fotógrafos é importante!

até a próxima

Silvia

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