Análise SWOT

Análise SWOT para quem está começando agora. Como fazer? Principais dicas. O que preciso analisar e como fazer essa análise se o meu negócio ainda não começou. 

Você conhece a ferramenta de Gestão Empresarial SWOT? Ela é uma super ferramenta estratégica para quem está em busca de informações sobre o cenário externo e da realidade interna da sua empresa. O termo SWOT é uma sigla em inglês, que significa em português FORÇAS, FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS. Apesar de não parecer, é um sistema simples de verificação para algumas perguntas que todo empreendedor se faz. Vamos conhecer?

A análise se divide em dois âmbitos: interno (composto pelos itens forças e fraquezas) e externo (relacionados às oportunidades e ameaças). Isso ajuda a entender os fatores mutáveis, isto é, tudo o que responsabilidade da sua empresa, e o que são previsões do cenário do próprio mercado para você.

As perguntas que você deve se fazer para avaliar a força da sua empresa são:

1 – O que eu e minha equipe fazemos bem?

2 – Que recursos especiais que eu possuo e posso aproveitar?

3 – O que eu sobressaio perante minha concorrência?

Já para avaliar as fraquezas, responda as perguntas abaixo:

1 – O que pode ser melhorado?

2 – Onde eu tenho menos recursos que os outros?

3 – Quais são as fraquezas que os outros identificam em mim?

Tendo feito esse panorama interno, agora é hora de ver como anda o mercado aí fora, respondendo as seguintes questões:

1 – Que ameaças (concorrência, leis, regulamentos) podem te prejudicar?

2 – Qual o ponto forte do seu concorrente que te ameaça?

3 – Quais os diferenciais do seu concorrente?

Sobre as oportunidades:

1 – Quais as oportunidades externas que você pode identificar?

2 – O que o meu cliente deseja e necessita que lhe serve como oportunidade de negócio?

3 – Como agregar valor ao seu produto/serviço?

4 – Quais as tendências do mercado você pode aproveitar a seu favor?

Ufa! São muitas perguntas, né? Mas responda todas atentamente, que no final você terá um belo panorama para criar ações estratégicas em cima das suas necessidades e das necessidades do mercado! Com certeza novas perspectivas surgirão e o seu negócio mudará para melhor! Existem outros parâmetros para serem avaliados, mas por hora, se você conseguir mapear estes, você terá um cenário bem real da sua empresa.

E ah, me conte o resultado da sua análise SWOT, vou adorar saber!

até a próxima

Silvia

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