7 razões para o fotógrafo usar o marketing digital

Investir em marketing digital é uma ótima forma de aumentar a sua reputação como fotógrafo, e, consequentemente, conquistar mais clientes.

Obter sucesso na carreira como fotógrafo significa uma batalha constante para atrair novos clientes e fidelizar aqueles já existentes. Todas as ferramentas que puderem auxiliá-lo nesse processo devem ser utilizadas, certo? E no momento, a mais eficiente delas é o marketing digital.

O mundo sofreu uma grande transformação com a popularização da internet. Passamos a maior parte dos nossos dias conectados ao mundo digital para realizar as mais diversas atividades – e é claro que os hábitos de consumo não ficaram de fora dessas mudanças. Ou seja, cada vez mais a internet é utilizada para se relacionar com marcas e adquirir produtos ou serviços.

É nesse contexto que surge o marketing digital, o conjunto de estratégias voltadas para o mundo virtual. No post de hoje, confira 7 razões para um fotógrafo investir em marketing digital!

1. Estar onde o público está

Qualquer empresa que deseja ser vista deve estar onde o seu público está, e com um fotógrafo autônomo não é diferente. Não existe motivo algum para você imprimir as suas fotos e sair distribuindo pelas ruas quando todas as pessoas estão com os seus smartphones em mãos olhando o feed do Instagram, não é mesmo?

O público consumidor passa grande parte do seu dia conectado à internet, o que quer dizer que é lá que você deve estar presente para ser notado. Afinal, onde é que você procura por soluções para os seus problemas e por indicação de profissionais?

2. Construir uma reputação como fotógrafo

Construir uma reputação em torno da sua marca era muito difícil até alguns anos atrás. Antigamente, era necessário muitos anos de atividade para que criar uma autoridade como fotógrafo autônomo, pois o boca a boca era a principal forma de propagação desse tipo de informação.

Com o uso da internet e do marketing digital, hoje, é possível construir uma autoridade online. Se você publicar as suas fotografias e gerar conteúdos relevantes para o seu público, não será muito difícil conquistar um bom número de seguidores, atrair vários clientes e aumentar os seus resultados – o que acaba se tornando uma bola de neve.

3. Mensurar os resultados

Mensurar os resultados obtidos através de ações de marketing tradicional é muito difícil. Quantas pessoas leram o seu anúncio no jornal? Quantos novos clientes você conseguiu ao aparecer no comercial?

Já as ações de marketing digital permitem um controle sobre o número de acessos em suas páginas, o aumento do número de seguidores, a quantidade de pessoas que abriu o seu e-mail marketing e quantos visitantes foram convertidos em clientes, por exemplo.

4. Economizar dinheiro

Pare um instante para fazer uma comparação entre o custo de um anúncio no jornal ou da impressão de vários cartazes e o valor para manter uma página nas mídias sociais e um blog atualizado. As ações do marketing digital representam um custo muito baixo para um fotógrafo – além de apresentarem resultados mais vantajosos.

5. Atrair mais clientes

Todo o objetivo das estratégias de marketing digital é atrair mais clientes interessados nos seus serviços de fotógrafo. Quanto mais pessoas acompanharem o seu trabalho na internet, mais interessados em contratá-lo aparecerão. Trata-se apenas de uma consequência por estar presente na vida dessas pessoas.

6. Criar relacionamentos

Ao contrário do marketing tradicional, que possui o seu foco na venda de produtos e serviços, o marketing digital trabalha na criação de relacionamentos. Você não precisa – e nem deve – ficar empurrando os seus serviços para o público o tempo todo. Apenas esteja presente, mostre o seu trabalho e satisfaça o cliente antes mesmo de ser contratado. O fechamento das vendas é uma questão de tempo.

7. Ser visto em qualquer lugar do mundo

Um fotógrafo autônomo que ainda não está na internet consegue ser visto apenas pelas pessoas da mesma localidade que ele, certo? Esse é um fator limitante, principalmente quando comparamos esse profissional com outro fotógrafo que investe no marketing digital – afinal, a internet não possui barreiras geográficas.

O seu trabalho pode ser visto por pessoas de todo o mundo e essa é uma ótima oportunidade de criar ainda mais autoridade no mercado. Você pode construir uma reputação em vários locais diferentes e levar isso com você, caso resolva mudar de cidade – ou até de país. Com o marketing digital, não existem motivos para ficar limitado ao público da sua cidade.

Você já conhecia essas 7 razões para um fotógrafo investir no marketing digital? Acha que a internet pode ser importante para a sua carreira? Escreva pelos comentários.

 

 

até a próxima

Silvia

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