6 dicas de Inbound Marketing para fotógrafos venderem mais

Inbound Marketing para fotógrafos é a estratégia ideal para os profissionais que buscam pelas melhores formas de atrair novos clientes e consolidar a sua presença no mundo digital.

Você já se perguntou como alguns profissionais são tão eficientes no momento de captar clientes, mesmo sem possuir uma grande experiência na fotografia? O segredo do sucesso pode estar na utilização correta das ferramentas que estão à sua disposição na internet.

É por isso que o Inbound Marketing para fotógrafos está se popularizando no mundo e no Brasil. Isso está acontecendo pela mudança do comportamento dos consumidores, que possuem mais acesso às informações necessárias para tomarem suas decisões de compra na internet.

Hoje, com uma rápida pesquisa no Google, o consumidor encontra soluções para os seus problemas e identifica várias empresas dispostas a ajudá-lo. O Inbound Marketing é uma forma de chamar a atenção deles bem nesse momento, para construir uma relação com essas pessoas.

Então, o que é o Inbound Marketing e como nós, fotógrafos, podemos utilizá-lo?

O Inbound Marketing é a estratégia que compreende o empoderamento digital do consumidor e busca criar bons relacionamentos com esse público – conduzindo cada usuário até o momento de decisão de compra. Para nós, fotógrafos, isso significa chamar a atenção de pessoas que ainda nem se deram conta de que precisam de um serviço de fotografia, mas podem vir a se tornar ótimos clientes.

Dicas de Inbound Marketing para fotógrafos

Explorar o Inbound Marketing para fotógrafos não é uma tarefa complicada, mas é necessário que você tenha em mãos os conhecimentos necessários para colocar as ações em prática.

Vou compartilhar com você algumas dicas do que eu faço e que podem ajudá-lo também a alcançar melhores resultados na captação de novos clientes e vendas:

Mas, antes você precisa conhecer as etapas do Inbound Marketing para fotógrafos:

  1. Atração: é a etapa em que você busca atrair novos usuários para a sua página;
  1. Conversão: acontece a transformação desse usuário em lead – que é uma pessoa que demonstra interesse pelo seu trabalho e deixa os seus dados pessoais para futuro contato;
  1. Relacionamento: a partir das informações de contato do lead, você pode elaborar estratégias para iniciar um relacionamento com ele – conduzindo essa pessoa até o momento da compra;
  1. Venda: é nessa etapa que um usuário decide contratar os seus serviços de fotografia;
  1. Fidelização: depois de fechar uma venda, é preciso nutrir um bom relacionamento com esse cliente para que ele volte a procurá-lo quando necessitar dos seus serviços.

Toda a estratégia de Inbound Marketing para fotógrafos gira em torno dessas etapas, que estão interligadas entre si. Você deve dar atenção a todas elas para que consiga alcançar resultados efetivos de vendas.

Agora, sim! Vamos às dicas, conforme a sua ordem de importância:

Dica 1. Faça a definição do seu cliente ideal

Agora que você já conhece mais detalhes sobre o Inbound Marketing, vamos começar a colocar essa estratégia em prática.

O primeiro passo para isso é conhecer a fundo quem é o seu cliente ideal: quais são os seus gostos, desejos e necessidades? Como o seu serviço pode ajudá-lo?

Se você é um fotógrafo de casamentos, é fácil identificar que os seus clientes são noivos que pretendem se casar, certo? Mas é preciso ir mais a fundo. Investigue: Quais são as suas características pessoais? Quais são os seus hobbies? O que eles buscam em um fotógrafo? Quais são os principais canais de comunicação que eles utilizam?

Todas essas perguntas contribuem para que você saiba exatamente com quem está dialogando nas ações de Inbound Marketing, ou seja, quem é a sua persona. Quanto mais certeira for a sua comunicação, melhores serão os resultados.

Dica 2. Domine a jornada de compra do seu cliente

Você já parou para refletir sobre a jornada de compra vivida por cada um dos seus clientes? Afinal, nem todas as pessoas visitam o seu website e decidem contratá-lo na hora, não é?

Todos os consumidores (os seus clientes, eu, você) vivem uma jornada muito semelhante até comprar algo, independentemente da categoria, tipo ou valor do produto ou serviço. O “tempo” necessário para percorrer essa jornada é que vai variar, conforme as características da transação e do próprio consumidor. Essa jornada é composta das seguintes etapas:

  1. Descoberta e aprendizado: nesse momento, o consumidor ainda não tem conhecimento sobre a necessidade de contratar um fotógrafo;
  1. Reconhecimento do problema: o consumidor começa a enxergar que o serviço de fotografia pode ser útil em determinada ocasião;
  1. Consideração da solução: após compreender que precisa de um fotógrafo, o consumidor começa a buscar pelas melhores soluções/profissionais para a sua necessidade;
  1. Decisão da compra: finalmente, esse consumidor decide contratar os seus serviços e vira seu cliente.

Um bom conhecimento sobre a jornada de compra do consumidor permite que você acelere esse processo e conduza cada usuário até o momento da decisão de compra. Para vender mais, você precisa criar conteúdos que atraiam os consumidores que ainda não identificaram que precisam de um fotógrafo, para mostra a eles como você pode ajudá-los.

Vamos utilizar novamente como exemplo um fotógrafo de casamentos. Com o Inbound Marketing para fotógrafos, ele pode criar conteúdos dando dicas de decoração ou organização de um casamento para atrair o seu público-alvo (noivos). A partir desse ponto, é possível chamar a atenção para a necessidade de um fotógrafo para eternizar esse momento.

Dica 3. Encontre os melhores canais de comunicação

Você sabe qual é o melhor lugar para ser visto pelos seus potenciais clientes? Uma grande dica do Inbound Marketing para fotógrafos que desejam vender mais é: identifique quais são os canais digitais que o seu público costuma acessar.

Será que você deve manter um perfil ativo no Facebook e no Instagram? Apostar no e-mail marketing? Ou quem sabe publicar constantemente em um blog? Para identificar o melhor ambiente de atuação, você precisa observar o engajamento do seu público em cada um desses canais. Isso pode ser feito explorando ferramentas de análise – como o Google Analytics e o Facebook Analytics.

Dica 4. Capriche nos conteúdos publicados

São os conteúdos que movem uma estratégia de Inbound Marketing. Capriche na hora de criar conteúdos para a sua audiência. Certifique-se de que eles sejam úteis e interessantes, acertando tanto nos assuntos tratados quanto nas técnicas utilizadas para facilitar o entendimento da mensagem – como a aplicação de estratégias de SEO.

Dica 5. Lembre-se: foco no relacionamento

O Inbound Marketing para fotógrafos é uma estratégia baseada no relacionamento com o cliente. Em vez de tentar vender os seus serviços logo no primeiro contato, você pode atrair pessoas interessadas no seu trabalho e nutri-las ao longo da jornada de compra.

Portanto, lembre-se de manter o foco na construção desse relacionamento e encare o momento da venda do seu serviço como uma consequência natural desses esforços.

Dica 6. Mensure os resultados alcançados

Você deseja aperfeiçoar constantemente as suas ações de Inbound Marketing, certo? A melhor forma de fazer isso é mensurando os resultados alcançados. Isso permite que você encontre quais aspectos podem ser melhorados e continue explorando as ações que geram mais resultados. Planeje, teste, meça e recomece!

Inbound Marketing: o caminho para o sucesso dos fotógrafos

As ações de marketing digital, como a estratégia de Inbound Marketing, são muito eficazes para impactar positivamente o público e aumentar o volume de vendas de serviços de fotografia. Colocando em prática as ações certas, você pode trilhar o seu caminho para o sucesso na fotografia.

Você gostou de entender um pouco melhor o Inbound Marketing? Conseguiu entender como ele pode te ajudar a vender mais? Então, confira também 5 ações de marketing digital para fotografia e descubra como aumentar seus resultados!

até a próxima

Silvia

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