5 programas que fazem a diferença no tratamento de fotos

O tratamento de fotos é um procedimento muito importante na vida de um fotógrafo profissional. Tão importante quanto tirar as melhores fotografias é saber tratá-las para que o resultado entregue seja o melhor possível. Como você deve saber, o tratamento dessas imagens pode fazer milagres.

Quando falamos sobre uma carreira na fotografia, muitas pessoas imaginam o profissional com uma câmera na mão procurando pelos melhores ângulos. Mas a verdade é que existem muitos profissionais que utilizam boa parte do seu tempo na edição de imagens e necessitam desse processo para que as suas fotografias fiquem perfeitas. Da mesma forma, existem fotógrafos que gostam de pequenas edições, e exploram os efeitos naturais, como a luz do dia, por exemplo.

Por outro lado, outros fotógrafos costumam realizar apenas pequenos ajustes para que a fotografia fique como o desejado. Independentemente do estilo do fotógrafo, encontrar os programas ideais pode fazer uma grande diferença tanto na qualidade do trabalho quanto na estruturação das atividades no dia a dia.

Os programas para o tratamento de fotos possuem cada vez mais funcionalidades, que facilitam a vida do fotógrafo -, agilizando o processo e aumentando a qualidade das imagens. Veremos, neste artigo, 5 programas de edição que fazem toda a diferença no tratamento de fotos. Confira.

1. Photoshop lidera a lista de programas para tratamento de fotos

Você, certamente, já ouviu falar sobre o Photoshop. Esse software da Adobe está entre os editores de imagem mais utilizados do mundo, e possui inúmeras funcionalidades para serem exploradas.

O Photoshop pode ser utilizado tanto por fotógrafos iniciantes quanto pelos profissionais de renome. Suas ferramentas básicas são de fácil utilização, porém é possível aprofundar os conhecimentos para aproveitar todo o seu potencial – realizando grandes façanhas com seus pincéis, filtros e outros recursos digitais.

2. Lightroom

O Lightroom também é um software desenvolvido pela Adobe, porém com um foco muito maior nos fotógrafos. Todas as suas ferramentas são voltadas para o tratamento de fotos, sendo muito versátil e fácil de utilizar. Você pode alcançar resultados incríveis em poucos minutos.

Além disso, o Lightroom possui ferramentas para edição de grandes catálogos, agilizando na escolha e tratamento das melhores imagens. Se você já chegou de um ensaio com centenas de fotos para editar, deve saber como é importante agilizar esse processo, não é?

Outros recursos que são atrativos no programa são os de publicação, apresentação e impressão de imagens. E para completar, ele possui integração com o Photoshop – ou seja, você pode editar uma mesma imagem nos dois programas de forma simultânea.

3. Gimp

O Gimp possui funcionalidades muito semelhantes ao Photoshop, com um grande diferencial: trata-se de um software gratuito. O seu editor é bem completo e possui recursos avançados, porém a sua interface é complexa e pode causar estranheza no início – além de não trabalhar com o método de cor CMYK, o que pode provocar problemas na impressão das fotografias.

4. PhaseOne Capture One Pro

O Capture One Pro é um software dinamarquês para tratamento de fotos que compete diretamente com o Lightroom. Os seus recursos favorecem a organização das imagens e permite uma edição que não afeta o arquivo original: tudo para favorecer o trabalho realizado pelos fotógrafos.

5. Photoscape

Outra alternativa gratuita para o tratamento de fotos é o Photoscape. Trata-se de uma ferramenta muito simples para o retoque rápido nas imagens, possuindo vários filtros e ferramentas para o ajuste de cores. Além disso, você pode utilizar o programa ao navegar pelas imagens do seu computador e ajustá-las conforme surgirem as necessidades.

Quais programas você utiliza para o tratamento de fotos? Você já conhecia todos listados neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima.

até a próxima

Silvia

GOSTOU?
Que tal compartilhar?
Share on FacebookPin on PinterestGoogle+

Comentários

comentários